Você é um profissional “reclamão”?

Você é um profissional “reclamão”?

Algumas pessoas só sabem falar mal do trabalho – dentro ou fora dele. Reclamam do chefe, dos colegas, da carga horária e por aí vai. A questão é que a mania não desaparece se há uma mudança de emprego, apenas dá uma trégua nos primeiros dias ou meses. Depois de um certo tempo, lá vêm as reclamações de novo, o que conduz a duas conclusões: a primeira é que reclamar consiste em um vício, já que se trata de um comportamento negativo constante. E a segunda é que, ao contrário do que o indivíduo pensa, o problema pode estar nele.

De acordo com Izabel Failde, psicóloga organizacional e orientadora de carreiras, quem tem o hábito de reclamar costuma seguir um perfil padrão: é alguém que tem dificuldade de ver os aspectos positivos de qualquer ambiente ou situação. Egoísmo e egocentrismo são outras características importantes do reclamão. "Se não estiver do meu jeito, não serve" é o lema do indivíduo, que revela sua incapacidade de observar o todo e trabalhar em prol de objetivos além ou maiores do que os dele.

São pessoas que também sentem prazer em contrariar, gostam de ser (ou de se sentir) diferentes da maioria, querem chamar a atenção para si e usam a reclamação como "palco". "Elas percebem essa característica como positiva, pois acreditam que obtêm algum poder em reclamar e, portanto, não veem motivos para mudar", diz a psicóloga Izabel.

A ânsia por receber uma promoção ou se destacar na empresa é outro fator que costuma impulsionar as reclamações rotineiras. Uma consequência nociva do vício de reclamar é contaminar a própria trajetória profissional. Dependendo de quem ouve as lamúrias, a fama alastra-se como um vírus e as pessoas criam uma imagem negativa do profissional. Dificilmente promoções ou indicações surgirão no caminho.

E o que a pessoa pode fazer para romper esse padrão? A primeira ação é investir em um rigoroso exercício de autoconhecimento e observar a si mesmo para aceitar que faz isso. Em seguida, buscar compreender os motivos: é hábito? A insatisfação é com a vida, de modo geral? Quer chamar atenção para si? Depois, é preciso iniciar a alteração do padrão mental. "É necessário mudar a forma de observar o cotidiano, entender os esforços que são feitos para resolver problemas, contribuir de forma efetiva para a resolução deles, ser mais positivo, além de descobrir o que o deixa feliz e partir para a ação", fala Izabel.

Com certeza, os mais velhos irão se lembrar de um antigo desenho animado da Hanna Barbera com a hiena Hardy. Além de sua fisionomia baixo astral, sempre repetia o refrão: Oh dia, oh azar, oh vida! Não era nada agradável vê-la reclamar de tudo, todo dia. Preste muita atenção em suas atitudes, pois ninguém quer conviver com uma hiena reclamona!

Fonte: https://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2015/08/11/profissional-reclamao-transfere-para-o-emprego-insatisfacao-com-a-vida.htm

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