Você possui “netiqueta”?

Você possui “netiqueta”?

Fulano olha para cicrano e faz uma pergunta. Como cicrano não respondeu, fulano pergunta novamente. Continuando sem resposta, tenta uma última vez. Após três tentativas, fulano conclui que existem três alternativas para explicar o problema que está ocorrendo: ou cicrano é surdo, ou é mal educado ou possui problemas mentais.

Como fulano o conhece, sabe que não é surdo e nem possui problemas mentais; portanto, conclui que é mal educado. O que esperamos quando falamos com alguém? Obviamente, que este alguém nos dê uma resposta! Quando a resposta não ocorre, passamos a considerar a pessoa mal educada, esnobe ou displicente. Algumas pessoas e empresas, ao utilizarem a internet, acabam se esquecendo disso.

Quando utilizamos a net (rede) como canal de comunicação, é imprescindível que sejam seguidas algumas regras de etiqueta, ou seja, precisamos ter “netiqueta”. Uma das principais regras de “netiqueta” é que devemos responder todos os e-mails que recebemos (menos os malditos spams, é lógico), ou passaremos a ser considerados mal educados, esnobes ou displicentes.

Pessoalmente, já mudei meu conceito sobre várias pessoas e empresas que adotam a prática de não responder os e-mails que envio. Caso esteja sem tempo, não é necessário elaborar uma resposta longa. Na maioria das vezes, um simples “OK” ou “ciente” deixará o emissor da mensagem contente, sem sentir a sensação de estar sendo ignorado ou estar incomodando.

Pior que ficarmos sem resposta ao enviar um e-mail, é ficarmos sem resposta ao deixarmos uma pergunta no espaço “fale conosco”, que há na homepage da imensa maioria das empresas. Em alguns casos, a resposta é dada, porém, de forma padronizada, deixando-nos com a sensação que aquela mesma resposta é dada para diversos clientes, que possivelmente fizeram perguntas diferentes das nossas. Cuidado para não ser considerado mal educado, esnobe ou displicente; portanto, adote algumas regras de “netiqueta”.

 

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