“Adoção bem-sucedida é a que nasce da vontade de dar afeto”

“Adoção bem-sucedida é a que nasce da vontade de dar afeto”

O livro Guia do Pai adotivo, escrito pelo Dr. Sávio R. B. Soares Silva, nos agracia com uma infinidade de reflexões a respeito da adoção. Decidi compartilhar alguns pequenos pedaços deste livro valioso.  A leitura é sensacional, abre a mente e o coração. Sacode nossas regras e confronta, de forma terna e gentil, os nossos preconceitos.  Abaixo, um pedacinho dos preciosos pensamentos contidos no livro ...isso é só o começo, postarei outros...

A opção pela filiação adotiva pressupõe a existência de afetividade em potencial na vida do pretendente. Este afeto em jazidas que poderá cumprir seu papel renovador nas nossas vidas, como água fresca da fonte em dia de calor. Adoção bem-sucedida é a que nasce da vontade de dar afeto. Motivações de outras ordens podem ser desastrosas: modismo, vaidade e filantropia não são compatíveis com este “encontro de almas”. Nada mais pernicioso do que a imagem do “pai-adotivo-herói”, que com sua bondade e magnanimidade “salva” a criança de seu destino cruel e a brinda com sua espetacular companhia. Esta falsa concepção de paternidade, a adoção-caridade, pressupõe um pai generoso em detrimento da criança. O pai adotivo, ao contrário, é um agraciado pelo destino. Teve a sorte de encontrar alguém para dar vazão a seu afeto armazenado e sempre ganha mais do que efetivamente oferece.

“ O amor adotivo, com suas doses maciças de afeto e aceitação, tem demonstrado ter efeito terapêutico, propiciando a transformação de vidas e realidades. Uma dose generosa desta transformação se destina também ao pai adotivo que recebe oportunidade de sentir amor, viver amor e ser amor”

Dr. Sávio Renato B. Soares Silva é promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Professor da FGV (RJ) e um pai cheio de amor para compartilhar.

 

Compartilhar: