Assertividade: Como anda a sua comunicação interpessoal?

Assertividade: Como anda a sua comunicação interpessoal?

 Por Myrna E. C. Coelho Matos – Psicóloga Clínica e coordenadora do IACEP-Ribeirão Preto

Você já notou que a comunicação tanto pode agir ao nosso favor, como também pode nos colocar numa cilada?  Contudo, em muitas ocasiões, não conseguimos nos comunicar de forma correta, mesmo que nos esforcemos muito para isso. Assim, antes de avançar nessa discussão, é importante que nos perguntemos: Como anda a nossa comunicação interpessoal?

Para que possamos responder essa pergunta, é necessário que identifiquemos o tipo de comportamento comunicativo no qual nos enquadramos. Para isso, recorro aos estudos da área comportamental que descrevem quatro padrões básicos de comportamento comunicativo interpessoal: o comportamento agressivo, o comportamento passivo, o comportamento passivo-agressivo e, por fim, o comportamento assertivo. 

O comportamento agressivo caracteriza-se por expressões verbais de caráter hostil, acompanhado de gesticulações exageradas e de um tom soberbo e intimidador. Por meio desse estilo de comunicação, a pessoa pode até atingir seus objetivos, porém, à custa de danos ao próximo. Já o comportamento passivo caracteriza-se pela pouca expressividade verbal, que reflete o sentimento que a pessoa possui em relação a sua incapacidade de expressar sentimentos e pensamentos de forma apropriada. Pessoas que apresentam esse comportamento geralmente não expressam reação, mesmo quando são confrontadas por situações nas quais se sentem lesadas ou desrespeitadas, o que as levam a negarem a si mesmas, gerando sentimentos de mágoa e ansiedade. Como um misto dos dois comportamentos explicitados acima, o comportamento passivo-agressivo é típico das pessoas que suportam frustrações por um tempo prolongado, até resultar numa grande explosão agressiva. Como se percebe, as características desses três padrões de comportamento citados não os credenciam como desejáveis numa comunicação interpessoal.

Diferentemente dos três comportamentos anteriormente citados, o comportamento assertivo implica que as pessoas sejam emocionalmente honestas na expressão de seus sentimentos, sejam eles negativos e/ou positivos, havendo uma preocupação em preservar o relacionamento, mesmo quando há discordância e defesa de direitos e argumentos.

Independentemente do nosso padrão de comportamento, é importante que busquemos sempre uma maior assertividade em nossas comunicações interpessoais. Precisamos lembrar que quando expressamos nossos sentimentos e pensamentos de forma adequada, aumentamos muito nossas chances de ter uma conversa construtiva e bem sucedida.

Ser assertivo é conseguir ser habilidoso tanto no falar como no ouvir, o que nos permite reconhecer e compreender o ponto de vista do outro,bem como expressar respeito ao direito do outro de ser e pensar diferente de nós. Saber como se comunicar não é apenas saber o que dizer, mas como dizer, em que momento dizer e, principalmente, quando silenciar...

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