Atenção dos Pais: Uma Necessidade da Criança!

Atenção dos Pais: Uma Necessidade da Criança!

Você sabe o porquê das crianças buscarem tanta atenção dos seus pais ou cuidadores? O texto abaixo da Psicóloga , do IACEP de Londrina , Kellen Martins Escaraboto Fernandes, Especialista em Psicoterapia Clínica Comportamental e em Educação Especial e Análise do Comportamento, irá lhe trazer esclarecimentos sobre o tema e lhe dará um maior entendimento sobre o assunto. 

Segue , abaixo, recortes do texto intitulado "Por que as crianças precisam de atenção?" (Para ler o texto na íntegra, clique no link ao final).

Atenção dos Pais: Uma Necessidade da Criança!

É comum as pessoas dizerem que as crianças precisam de atenção. Na verdade, o ser humano precisa ser cuidado desde que nasce, uma vez que, nesse momento podemos ser considerados um dos mais frágeis do planeta. O comportamento dos pais de “dar atenção” para uma criança não inicia na maternidade. Ele começa quando sonhamos com esse bebê, compramos roupinhas, preparamos o quartinho e mergulhamos totalmente na experiência de dispor-se a cuidar de outro ser vivo, tão especial e agora real.

Voltamo-nos completamente para esse ritual e, com a chegada da criança, passamos a cuidar, interagir, amar. Nesse sentido, todo o cuidado vai sendo associado com atenção e, tanto o comportamento dos pais quanto da criança, vão sendo aprendidos nessa relação. O bebê chora e a mãe olha, dá o alimento. O bebê balbucia, o pai responde, acolhe, beija. Pronto! Ensinamos, a partir dessas interações que é uma delícia receber atenção, porque ela vem associada com cuidado, carinho, toque, afeto....

.....

O grande problema é que, no dia a dia, diante das diferentes demandas da vida, não é possível manter somente as relações atencionais prazerosas. Os nossos filhos acabam concorrendo com trabalho, responsabilidades, família, WhatsApp e tantos outros contextos em que nós, no mundo dos adultos, emergimos porque precisamos ou simplesmente porque também aprendemos, ao longo das nossas vidas, a gostar de receber atenção.
......

É nesse momento que as crianças passam a apresentar todo o qualquer tipo de comportamento para ter de volta àquela relação inicial, como a da maternidade. As crianças passam a ficar sensíveis em observar tudo o que podem fazer para receber atenção. Isso pode ser desde chorar até bater em um amigo na escola e a relação gostosa que você tinha com seu filho passa a ficar aversiva. Por que? Será que ele está ficando mais nervoso, bravo ou teimoso ou você só tem dado atenção quando ele se comporta dessa forma?

O que eu gostaria de lhe perguntar é “O que sua filha está precisando fazer para sentir, mesmo que por um minutinho, que ela é importante na sua vida?” Mudar a relação com a criança não significa não corrigi-la ou permitir que ela faça tudo o que deseja. Significa que você, enquanto alguém que ama, pode refletir sobre onde pode estar falhando e tentar melhorar, aprimorando relações de afeto que podem ser simples, mas duradouras.

Por Kellen Martins Escaraboto Fernandes

Veja o texto na integra! Clicando AQUI!

Compartilhar: