Atividades extracurriculares na escola: veja 7 benefícios

Atividades extracurriculares na escola: veja 7 benefícios

FONTE: www.escoladainteligencia.com.br

 

Entenda a importância de oferecer atividades extracurriculares na escola e qual o impacto delas no desenvolvimento dos alunos!

O desenvolvimento de uma criança não depende apenas do aprendizado cognitivo, mas de vários fatores complementares. Pensando dessa forma, é fundamental a existência de atividades extracurriculares na escola como complemento da educação formal.

Elas podem servir de formas diferentes, trazendo benefícios para os estudantes e para a instituição. As vantagens englobam aspectos comportamentais e contribuem, principalmente, para melhorar o desempenho em sala de aula.

Neste artigo, mostraremos qual a importância das atividades extracurriculares, quais são as principais opções e os benefícios que elas trazem. Acompanhe a leitura!

Qual é a importância das atividades extracurriculares na escola?

A educação formal costuma abordar de forma única o desenvolvimento cognitivo, deixando outros aspectos em segundo plano. As atividades extracurriculares podem auxiliar a escola a complementar a formação dos estudantes em áreas diferenciadas, que vão desde aspectos emocionais até a criatividade.

Essas atividades são fundamentais para que os estudantes se desenvolvam de maneira completa, não apenas em uma área. Quando outras características são trabalhadas, é possível ensinar habilidades que vão além do conhecimento cognitivo, como relacionamento interpessoal e gerenciamento das emoções.

Tanto o conhecimento técnico quanto as demais habilidades são importantes para o futuro profissional e pessoal dos estudantes. Uma pessoa equilibrada emocionalmente costuma ter mais facilidade para se relacionar, demonstrar suas qualidades e alcançar seus objetivos.

Quais são as principais atividades que podem ser oferecidas pelas escolas?

Agora que sabemos um pouco mais sobre a importância das atividades extracurriculares, é interessante conhecer algumas opções. Existem diversas alternativas, que exploram diferentes aspectos e promovem o desenvolvimento dos estudantes.

área artística é uma das opções. Aulas de música, de instrumentos, dança e teatro são excelentes para desenvolver a comunicação e a criatividade das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento motor.

As atividades esportivas também são interessantes, como aulas de judô, futebol, basquete ou esportes individuais. Elas contribuem na concentração das crianças, ensinam o espírito de colaboração e lições sobre vitórias e derrotas.

Outra opção é investir em cursos variados, como de idiomas, tecnologia ou outra classe específica. Eles trazem um desenvolvimento mais qualificado e direcionado, mas também são úteis para desenvolver habilidades diversas nos estudantes.

Quais os benefícios que elas trazem?

Conhecendo a importância das atividades extracurriculares e algumas alternativas para serem empregadas em sua escola, vamos ver quais os principais benefícios que elas trazem. Confira!

1. Contribui para a melhora do desempenho em sala de aula

A instituição que oferece atividades extracurriculares consegue notar a melhora do desempenho dos estudantes em sala de aula. Isso acontece por vários motivos, pois as crianças que aprendem habilidades diferentes, conseguem se manter mais motivadas e com foco.

Ao estudar um instrumento, por exemplo, a criança aprende a se concentrar e adquire força de vontade para alcançar os seus objetivos. Transferindo essa concentração para os estudos, a tendência é de melhora no desempenho.

2. Desenvolve habilidades relacionais e afetivas

As disciplinas convencionais estimulam muito pouco as habilidades relacionais e afetivas, importantes para os estudantes. A educação socioemocional pode ser promovida por meio de exercícios em grupo, esportes coletivos ou outras alternativas.

Isso é fundamental para que as crianças saibam se expressar, estabelecendo relacionamentos saudáveis e desenvolvendo traços importantes de suas personalidades. Podem ser trabalhados conceitos como solidariedade, empatia, colaboração, espírito de equipe, entre outros.

3. Desperta a curiosidade

Lidar com elementos variados e que não são abordados em sala de aula é uma maneira eficiente de despertar a curiosidade. Por isso, é importante oferecer atividades que estimulem a busca por algo novo, pelo diferente, o que ajuda a motivar as crianças.

Cursos de informática ou de algo mais específico, como robótica, são ótimos estimuladores de curiosidade, ajudando as crianças a explorarem as possibilidades e trazendo conhecimentos úteis para o aprendizado.

4. Proporciona a descoberta de talentos

Durante as atividades extracurriculares a criança pode descobrir talentos novos. Essa descoberta é importante para a autoestima e ajuda a manter a motivação nos estudos.

Além disso, é possível que o talento direcione o futuro profissional do estudante, que perceberá a facilidade que tem em determinada área e buscará uma profissão que valorize essa habilidade.

5. Mantém os estudantes em um ambiente saudável

A opção de matricular os filhos em atividades complementares na escola é uma garantia de segurança para as famílias. Com essa possibilidade, elas conseguem ter a tranquilidade de saber que os jovens passarão o dia em um espaço seguro, confiável e agradável. Dessa maneira, percebem que esse tempo será ocupado com uma programação interessante e estímulos pedagógicos, sempre acompanhado por profissionais especializados.

6. Estimula a disciplina

Nas atividades extracurriculares são reforçados alguns aspectos que já são abordados nas aulas regulares, como a obediência e disciplina. Porém com uma abordagem mais agradável, como em jogos esportivos, esse aprendizado ocorre de maneira mais rápida e natural.

É interessante notar que essas lições serão aproveitadas na rotina escolar, assim como em outras experiências do estudante. Essas características são importantes para a formação integral e para o convívio em sociedade.

7. Contribui para manter os estudantes motivados

Durante a longa trajetória escolar, é normal que o estudante tenha dificuldades em uma ou mais disciplinas. Nesses momentos, a criança pode desanimar e desconfiar de sua capacidade, sentindo-se desmotivado para estudar e tirar boas notas.

No entanto, quando esse estudante está envolvido em algo que é do seu gosto, as chances de ficar motivado aumentam significantemente. Ao reconhecer o seu talento em outras atividades, como um esporte ou música, ele descobre que também pode se superar em outras áreas. Assim, o estudante seguirá mais confiante para melhorar o seu desempenho escolar e vencer os desafios.

Neste artigo, vimos como as atividades extracurriculares na escola são fundamentais para promover o desenvolvimento completo dos estudantes. Com aulas de teatro, música, esportes, por exemplo, é possível desenvolver características que contribuem para melhorar o desempenho escolar e que estimulam as relações saudáveis, o que é fundamental nessa fase da vida.

Compartilhar: