Como você está enfrentando essa pandemia?

Como você está enfrentando essa pandemia?

Muitos são os fatores geradores de ansiedade e depressão a que estamos expostos nesse tempo de pandemia. Se antes já tínhamos muitos motivos pessoais e sociais para nos preocupar, agora escalamos um outro patamar de preocupação, marcado por um sentimento de ameaça constante à nossa vida e à vida dos que amamos, o que torna tudo muito mais difícil. Isso sem contar o luto vivenciado nas perdas tão dolorosas e o nosso contato com o  sofrimento das pessoas, tanto as que estão próximas de nós quanto aquelas  que nem sequer conhecemos, mas que acabamos acompanhando suas angústias e dificuldades narradas pela mídia ou em conversas entre amigos. 

Poderia ficar horas descrevendo todas as variáveis que estão interferindo na saúde física e emocional das pessoas, mas, ainda assim, não conseguiria descrever tudo o que gostaria nesse pequeno artigo. O que posso dizer é que não temos controle algum sobre muitas dessas variáveis, o que pode fazer com que muitos de nós  tenhamos uma sensação de impotência e desamparo. No entanto, mesmo nesse contexto adverso, precisamos  tentar  fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que consigamos passar por esse tempo de uma forma mais saudável, lançando mão das nossas melhores estratégias de enfrentamento. 

Neste artigo,  falarei um pouco sobre  o que chamamos de estratégias de coping. Na psicologia cognitiva, o coping é definido como o conjunto de esforços, comportamental ou cognitivo, que buscam  aumentar, num determinado indivíduo, a percepção de controle pessoal, o que o tira da sensação de “desamparo”. É claro que as  formas de enfrentamento dependem do repertório comportamental individual, tanto que algumas pessoas acabam desenvolvendo uma maior capacidade de enfrentamento de situações difíceis quando comparadas a outras com déficit comportamental maior nessa área. 

O coping possui basicamente duas funções:  modificar a relação entre a pessoa e o ambiente ou adequar a resposta emocional da pessoa ao problema. Trocando em miúdos, ou a pessoa age no ambiente de forma a modificá-lo ou ela modifica a si mesma. 

Citarei  alguns recursos de coping que uma pessoa pode usar para o enfrentamento mais saudável dos problemas que ela não pode controlar. Alguns são simples, outros nem tanto, mas são de  grande  valor na preservação da nossa saúde. Cada recurso, descrito abaixo, possui funções  diferentes na vida da pessoa, podendo gerar algumas consequências, tais como : maior resistência física, maior alívio, mais satisfação com a vida, sensação de sentido e propósito na dor, alegria, entre outros. Vejamos alguns exemplos: 

• Desabafar e conversar com uma pessoa de confiança; buscar ajuda.

• Compartilhar seus sentimentos com pessoas de confiança; aconselhar-se.

• Aceitar ajuda.

• Desenvolver habilidades de solução de problemas. 

• Ajudar, de forma voluntária, os mais vulneráveis.

• Ter práticas espirituais saudáveis; desenvolvimento da fé.

• Ter um hobby: tocar um instrumento, cantar, dançar, colecionar etc.  

• Envolver-se em novo aprendizado: esporte, culinária, costura etc. 

• Praticar atividade física e se alimentar de forma saldável.

• Desfrutar tempo em família, promovendo momentos especiais. 

• Expor-se de forma moderada a noticiários, preferindo programações mais leves

• Usar moderadamente a tecnologia

E você? Quais estratégias tem usado? Quais os recursos de enfrentamento você tem buscado para ajudar a si mesmo e ao próximo? Se você respondeu poucos, um ou nenhum, talvez seja a hora de você contar com ajuda profissional qualificada nessa sua busca. 

Não hesite em procurar ajuda.  Sua vida é muito preciosa! Pense nisso!

 

Por Myrna Coelho Matos
Psicóloga Comportamental

Compartilhar: