Entendendo o estresse

Entendendo o estresse

Vivemos em uma geração onde o estresse está cada vez mais comum e atinge milhares de pessoas de qualquer idade ou classe social. Ele é a resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio.
Inicialmente, o stress pode ser positivo, contudo para além de um certo nível, este deixa de ser proveitoso e começa a prejudicar gravemente a saúde, a alterar o humor, a produtividade, os relacionamentos e a qualidade de vida, em geral.
A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para adaptação às situações novas. E sua evolução se dá em 3 fases:
Fase de alerta: ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor. Os sintomas são mãos e/ou pés frios, boca seca, dor no estômago, suor, tensão e dor muscular, agitação, entre outros.
Fase de resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo. Os sintomas são problema com a memória, mal-estar generalizado, formigamento nas extremidades, sensação de desgaste físico constante, desejo sexual diminuído, entre outros. 
Fase de exaustão: podem surgir diversos comprometimentos físicos em forma de doença. Os sintomas são diarréias frequentes, insônia, tiques nervosos, hipertensão arterial, lidera, angústia, perda do senso de humor, entre outros. 
Outro ponto importante a relatar são os tipos, sendo eles:  Crônico (afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave) e Agudo (é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras, como a depressão na morte de um parente).
Manter uma boa alimentação, a prática constante de atividade física e medicação, se assim, for indicado pelo médico responsável, ajudará na prevenção e controle do estresse.

Compartilhar: