O PODER DA GENTILEZA

O PODER DA GENTILEZA

Olá queridos leitores!

Compartilho o texto abaixo , da psicóloga Renata de Souza Reprinsz,  e as reflexões são bastante interessantes. Ele nos convida a repensar nossos atos de gentileza. Ser gentil pode nos tornar mais felizes e satisfeitos em um mundo que carece tanto de ações de afeto e cuidado com o próximo. Independente das hostilidades ao nosso redor, podemos plantar sementes de gentileza e fazer a diferença. Então, nada nos aperfeiçoa mais do que a prática. Vamos refletir e praticar? 

Leia a matéria e assista o vídeo no final da reflexão...

A importância da gentileza no dia-a-dia

“Não espere receber para dar, nem gentileza para ser gentil. Tenha você grandes atitudes, doe a cada dia um pouco de si e faça com os outros apenas o que você gostaria que fizessem com você. Pois são nos pequenos gestos e atitudes que ficam as melhores lembranças.” 

Gentileza é um gesto de cuidado com o outro, com a vida. Geralmente, a pessoa que é gentil com as outras acaba se destacando.

É muito difícil conviver com a falta de gentileza. Estudos comprovam que pessoas que praticam a gentileza aumentam o seu grau de felicidade. Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar. Aqueles que ajudam os outros regularmente têm mais saúde mental e menos depressão. Pessoas solidárias têm menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, e seu sistema imunológico tende a ser melhor, porque existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde.

Pessoas gentis não são individualistas, respeitam o trabalho do colega, e com isso elas chegam mais longe, já que abrem caminhos de comunicação com os outros e se tornam mais acessíveis.

Pessoas gentis tentam se colocar no lugar do outro, são bons ouvintes e praticam a arte da paciência. Além disso são capazes de pedir desculpas, quando descobrem que erraram, são solidários e companheiros. Procuram analisar as situações e serem justos. São capazes de resolver muitos conflitos, somente com seu jeito de ser.

É preciso praticar a gentileza com todos. Dizem que o favor é feito com o cérebro e a gentileza com o coração, ou seja, não é um gesto planejado, é um gesto doador.

Claro que precisamos também agradecer quando alguém for gentil conosco. Dizer “por favor”, “obrigado” e “bom dia”, faz com que sejamos vistos com simpatia. Claro que o tom de voz é tão importante quanto a palavra que dissermos. Se possível, faça um elogio, mas este precisa ser com sinceridade. E, além disso, tenha em mente que um sorriso pode abrir muitas portas.

Enfim, seja gentil com as pessoas e elas, provavelmente, serão gentis com você também...

Leia a matéria na integra: (Fonte: Administradores.com)
Base Textual: Autores.com.br (Reprinsz).

 

Compartilhar: