Necessidades afetivas das crianças!

Necessidades afetivas das crianças!

Necessidades afetivas das crianças!

Por Myrna E.  C. C. Matos 


Como pais temos anseio de cada dia sermos melhores para nossos filhos, amá-los, ensiná-los e prepará-los, para os desafios da vida , como pessoas íntegras, plenas e realizadas. Mas sabemos, também, que essa não é uma missão fácil e nem tudo depende apenas de nós.

A criança recebe muita influência durante a vida, mas é inegável que as experiências  iniciais,vividas no seio familiar, tem maior peso no processo do desenvolvimento emocional da criança.
Para entendermos melhor nossas crianças é preciso, antes de mais nada, entender as necessidades afetivas delas.
Lembrando que é preciso diferenciar necessidades de desejos. Muitas vezes, podemos nos equivocar buscando suprir mais os desejos dos filhos do que suas necessidades afetivas. 

Necessidade se relaciona   com o que a criança  PRECISA e desejo com o que ela QUER. Muitas vezes,  ela deseja algo, porém não precisa. 
A criança pode desejar novos brinquedos, roupas de marca, passeios caros, festas maravilhosas de aniversário, mas ela NÃO precisa dessas coisas,  são privilégios que podem ou não ser oferecidos.  

Mas quando falamos de necessidade, aí sim, estamos em um terreno inegociável. A criança  tem necessidade de se sentir: amada, segura, compreendida, aceita, encorajada, estimulada etc. Essas necessidades precisam ser supridas dentro de um ambiente que respeite os limites estabelecidos pelos pais e pela sociedade que vivemos.

Interagir com nossos filhos entendendo, de fato, a essência de suas necessidades colaborará para que cresçam com saúde emocional. Crianças que tem suas necessidades emocionais supridas são mais tranquilas, alegres , mais satisfeitas, apresentando menos comportamentos disruptivos. 

No meu próximo texto, que será postado aqui no Blog, vou relatar,  a partir da perspectivas das próprias crianças, comportamentos paternos que as levam a satisfação emocional. 
 

Myrna E. C. C. Matos 
Psicóloga Mestre em Psicologia da Infância e Adolescência pela UFPR
Especialista em Psicoterapia Comportamental-UEL | Fundadora do Iacep - Ribeirão Preto 

Compartilhar: