Regras de convivência para crianças – Valores e princípios

Regras de convivência para crianças – Valores e princípios

Regras de convivência para crianças – Valores e princípios


Escrito por Izaura Araújo

 

Regras de convivência são atemporais, nunca saem de moda. Precisamos delas para vivermos em harmonia social, são bases para o respeito mútuo. No texto, abaixo, Izaura Araújo, traz uma rica reflexão sobre o assunto e sobre como ensinar nossas crianças princípios e regras de boa convivência. Esse texto será publicado, aqui no blog, em duas partes e creio que você será muito edificado com a leitura.

As regras de convivência são muito importantes para um ambiente mais agradável. Por isso, devem ser ensinadas às crianças desde cedo. Confira agora as principais regras de convivência e como ensiná-las às crianças.


As regras de convivência para crianças são de suma importância para um ambiente mais harmonioso. Uma boa convivência reflete no meio familiar, entre amigos e até mesmo no mercado de trabalho. Por isso, além de conhecer bem essas regras, deve-se saber ensiná-las para as próximas gerações. Essas formas farão com que as crianças se desenvolvam com a ideia de respeito ao próximo. Caso tais regras não existissem, cada um se comportaria de acordo com seus desejos, sem ordem.

Em uma sociedade onde muitos deixaram de exercer essas normas de boa convivência, uma criança familiarizada a elas será um diferencial. Os pequenos que praticam as regras, serão adultos mais seguros e felizes.

Principais Regras de Convivência:

As regras de convivência, são basicamente normas que auxiliam o indivíduo a conviver com todos de forma harmoniosa e respeitosa. Apesar de todas serem de grande importância, algumas devem ser ensinadas às crianças desde cedo. Essas principais regras de convivência são


 Compartilhar;
 Tratar o próximo da mesma forma que deseja ser tratado;
 Cumprimentar;
 Esperar com paciência;
 Não gritar;
 Não bater ou brigar com os outros;
 Ser educado;
 Respeitar o pensamento das outras pessoas;
 Pedir desculpas;
 Dizer por favor e obrigado.

 

Valores e princípios:
Além das principais regras de convivência, outras regras devem ser levadas em consideração durante o desenvolvimento da criança:

 Não mentir;
 Respeito ao próximo;
 Cuidar do ambiente que vive;
 Respeitar os mais velhos;
 Não exigir coisas desnecessárias;
 Ouvir com atenção;
 Aceitar ser corrigido;
 Entender suas responsabilidades.
 

Texto extraído do site Escola Educação https://escolaeducacao.com.br/regras-de-convivencia-para-criancas/

Compartilhar: