Tendo autoridade sem ser autoritário.

Tendo autoridade sem ser autoritário.

Parte 2 (Um texto da Psicologa Thais Souza - www.psicologiaemcasa.com.br)

No relacionamento com os filhos, não existe somente você. Existe seus filhos com os sentimentos deles, com as necessidades deles e com a sensibilidade individual de cada filho. Por isso, em vez de somente mandar para obter obediência, oriente com consciência. É para parar de chorar porque está realmente fazendo birra? Ou é para parar de chorar porque está incomodando você apesar de a criança estar realmente sentindo dor ou machucada emocionalmente com algo? É para não correr até a árvore porque há muitas pessoas e ele poderá se perder, ou porque você quer que simplesmente ele te obedeça? É para juntar os brinquedos agora porque é hora de dormir e a sala precisa ficar arrumada, ou é porque você está chateada com o mundo e transmite sua irritação no meio da brincadeira da criança? É para tomar banho agora e não daqui a 5 minutos quando o filme terminar porque realmente vocês têm um compromisso e não podem se atrasar, ou porque quando você pede, tem que obedecer a qualquer custo? 
Alguns chefes ou gerentes acreditam que ser líder ou ter uma posição de autoridade significa sempre mandar, sem ouvir seus colaboradores, considerar seus pedidos ou opiniões, sem ter empatia para perceber suas necessidades e atendê-las quando possível. Não permitem que seus colaboradores participem de algumas decisões e fazem com que a equipe sinta que o que realmente está em jogo são duas equipes: eles versus o chefe, que está ali somente para observar o que eles estão fazendo de errado, mandar e punir. 
É muito importante que você tenha a clareza a respeito da sua própria motivação para que quando for necessária a obediência mediante sua autoridade, você se mantenha firme, e quando não for, você saiba exercer a flexibilidade, que não tirará de você a autoridade. 
Dê uma olhada em sua maneira de agir com seus filhos quando eles lhe pedem algo, quando gostariam de participar de uma decisão, ou quando se comportam de uma forma desconfortável para você. Algo precisa de ajuste? Não hesite. Mudanças não precisam acontecer somente em nossos filhos, mas em nós também. Afinal, estamos em constante crescimento. Ou deveríamos estar.

Compartilhar: