Ciclo de Palestras sobre Suicídio

Ciclo de Palestras sobre Suicídio

Olá pessoal, tudo bem?

Gostaria de compartilhar hoje com vocês sobre um evento muito importante em que participei na semana passada. Recebi o convite de uma amiga para falar sobre o suicídio com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Parque dos Servidores em Ribeirão Preto/SP. O evento aconteceu em três dias e contou com a presença de diversos profissionais para tratar deste tema tão grave com o intuito de conversar com esses jovens tão intrigados com as situações que vivenciam.

Foi uma experiência muito gratificante falar para jovens que demonstraram tanto interesse em compreender as emoções humanas.

Abaixo vou colocar o texto que foi utilizado em minha fala e algumas fotos do evento na galeria de fotos.

Gostaria de agradecer minha amiga e psicóloga Raquel Mazo pelo convite e pela parceria durante o evento, à Eliana Gazola, professora da escola e uma das responsáveis pelo evento, ao Gremio Estudantil da escola, e à toda a Direção por ter feito um trabalho tão belo e importante.

Texto Suicídio - Conversa com Alunos

Vocês sabem o que é suicídio? Temos visto este tema bem evidenciado nos últimos tempos por conta do “jogo” Baleia Azul e de alguns seriados que surgiram na mídia e despertaram o alerta para este assunto.

O suicídio é um ato intencional de matar a si mesmo,  e o pode levar o indivíduo a uma situação tão extrema, em geral, são alguns transtornos mentais. Os principais são: depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas.

Um dado muito importante é que mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando-se esta a décima causa de morte no mundo. Trata-se de uma das principais causas de morte entre adolescentes e adultos com menos de 35 anos de idade.

Apesar deste assunto ainda ser silencioso e ser considerado um tabu é urgente falarmos sobre ele.

Pensando nos sentimentos que desencadeiam o suicídio, vou focar um pouco mais sobre os sintomas depressivos. Internamente nos constituímos de sentimentos bons e maus que vamos desenvolvendo desde os primórdios de nossa vida, em nossa relação com nossos pais ou com que fez esse papel. Os sentimentos ruins, muitas vezes, tem um peso maior sobre os bons, e quando isso ocorre podemos estar em um processo depressivo.

Quando não há vontade de acordar, de realizar as tarefas do cotidiano, quando o choro é fácil, quando não se vê mais sentido em viver, quando a dor e a angústia são tão fortes que não há como mais lidar, quando a culpa aparece, a solidão, e tantos outros sentimentos que são incontroláveis, temos um processo grave de depressão, e, com ele, a busca por colocar fim nesta dor, tirando a própria vida, pode ser um pedido de socorro, mas um socorro sem volta.

É por isso que antes de chegar a esse extremo devemos pedir ajuda. Se algum de vocês já sentiram ou estão sentindo algo parecido, não deixem de avisar as pessoas que estão ao lado de vocês, os pais, tios, avós, amigos e peçam ajuda. Este é um assunto sério e que deve ser tratado por um profissional da área.

Quando a gente sente uma dor muito grande de estômago, não procuramos um médico especialista?

Então, com nossa saúde mental devemos fazer a mesma coisa. Na maioria das vezes, não conseguimos sair deste estado sozinhos, precisamos de ajuda profissional.

 

Compartilhar: