Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Vocês já ouviram falar no Setembro Amarelo?

Segundo o site: www.setembroamarelo.org.br, Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

O suicídio é um tema silencioso e doloroso, por isso, tratar deste assunto transformou-se em um tabu, entretanto, os números visualizados acerca deste tema só aumentam, no Brasil, 32 pessoas morrem por dia, vitimas de suicídio, superando os números de mortes por AIDS e alguns tipos de Câncer, tornando-o assim um caso de saúde pública.

A boa notícia é que entre 10 casos, 9 poderiam ser prevenidos, porém, como este tema não é falado ou divulgado, as pessoas não sabem como buscar ajuda.

Em geral, estes casos acontecem quando o indivíduo está enfrentando uma depressão profunda, é uma dor tão grande que viver já não faz mais sentido, estas questões podem iniciar nos primórdios de suas relações e se estender por toda uma vida, chegando um momento que não é possível mais suportar.

Falar sobre essa dor, buscar apoio profissional, ter um olhar intenso sobre a pessoa que sofre faz-se extremamente necessário para que a vida continue vencendo.

Quem ainda não conhecia sobre a campanha, faço um apelo que dêem uma olhada no site que citei acima e divulguem esta ideia.

Muito obrigada e até o próximo post.

Compartilhar: