21 de junho começa o inverno

21 de junho começa o inverno

 

   Inverno vem do latim hibernu, estado de inatividade!

  Diziam os antigos que era a estação de colocar a conversa em dia!   Os dias frios faziam as pessoas ficarem mais recolhidas dentro de casa e por isso tinham mais tempo para conversar ao redor do fogo, no famoso "rabo do fogão"! Naturalmente foi antes da descoberta do gás liquefeito! Coisa boa, não era?

    O desenvolvimento do mundo e o aumento da população fizeram com que as pessoas se esquecessem das conversas familiares ao redor do fogo, partissem para a luta do trabalho e não dessem tanta importância ao frio e talvez, até para o valor das conversas, neste mundo perturbado pela concorrência e pela ganância! Possivelmente  aí esteja um dos  fatores  da desagregação da família!

Em tempo passado, mas não muito distante tinha-se  a oportunidade de tomar  leite quente com chocolate, leite queimado, vinho quente, um licorzinho de jenipapo ou um quentãozinho de pinga com gengibre! Esse tempo  está no caminho do desaparecimento entre as famílias!  Certamente permanecerá entre poucas famílias tradicionais!

    O  inverno é tempo de saudosismo! Saudosos adoram o inverno! As festas juninas de São João, Santo Antônio e São Pedro eram muito  aconchegantes! Cada um levava os seus "comes" e "bebes" e  dividia com os demais! Tive a oportunidade de participar dessas saudosas festas!

    As “bombinhas”, os   “traques”, os  “busca-pés”, a pipoca, a paçoca e os pés de moleque  eram distribuídos graciosamente.

    Era o tempo das mulheres se tornarem mais bonitas com o rosto abrasador! Época delas retirarem os casacos dos guarda-roupas  para mostrar a elegância  aos maridos,  desafiar a curiosidade das outras mulheres e  causarem-lhes ciúmes! Era tempo de carregar mais na pintura, se o frio não as tornassem mais rubras! Época de as gordinhas esconderem o corpo e mostrarem apenas a face! Inteligentes e sofisticadas, as mulheres!

    O inverno é realmente  a estação da elegância! Desaparecem as calças rasgadas e as bermudas indecentes! Desaparecem os decotes desafiadores! Desaparece a masculinidade das mulheres musculosas que trabalham duro a musculatura nas academias de ginástica! Tudo fica escondido sob os grossos casacos!

   Inverno serve de desculpa para os  "bebuns"!  Dizem que  bebem mais do que o costume para "esquentar o frio"!

   O  inverno é a estação dos contrastes! Sabemos  que ele mata muitos  insetos e germes que causam doenças, mas, também sabemos que ele  traz  as geadas que matam as plantas, principalmente os legumes, as verduras e o capim que engorda os bois e sustenta as vacas de leite! O inverno que alegra as festas juninas e traz o sorriso aos lábios das mulheres ao mostrarem seus trajes,  mata os idosos!

   Se você é mulher, não tenha medo do inverno! Saia as ruas para mostrar seus maravilhosos casacos! Se você é jovem, curta o inverno e gaste as calorias excessivas que o chope e a cerveja acumularam no seu abdome! Se, entretanto,  você é idoso, resguarde-se, proteja-se! Você já conhece o perigo que corre nessa aconchegante estação!

Compartilhar: