29 de junho

29 de junho

O dia 29 de junho, atualmente, é pouco lembrado por boa parte da população. No Brasil, o mês de junho é tido como o mês das festas juninas. Santo Antônio, São João,  São Pedro e São Paulo fazem parte do Calendário das chamadas Festas Juninas. Essas festas, apesar  de terem suas origens no início da Era Cristã são comemoradas em grande parte do mundo, principalmente na Europa e nas Américas. Cada Santo dos citados são mais ou menos comemorados segundo a devoção local do povo. As festas de São João do nordeste brasileiro são conhecidas por todo o povo, mesmo fora do país. Era na zona rural do  Brasil  que as festas juninas tinham seus fiéis seguidores. Hoje, por múltiplos motivos, essa tradição rural está tendendo a desaparecer. As cidades teimam em conservar a tradição. Muitos clubes e pessoas particulares  ainda a  mantém.

Vamos falar das antigas festas do mês de junho!

Quem não se lembra dessas festas  da nossa infância? Pergunto isso para os que viveram antes do celular, dos tablets, dos facebooks, do google, do youtube, do watzap, enfim, dos famigerados aparelhinhos e programas que invadiram a mente e tomaram conta das mãos dos jovens da atualidade. Como era bom soltar os foguetes, as bombinhas, os rojões, os   traques, os busca-pés! Como era bom ver as latinhas voarem pelos ares, quando  colocávamos bombinhas debaixo delas!  Como era bom ver a meninada correr dos busca-pés, quando tirávamos o cabo dos pequenos foguetes,  os acendíamos e os soltávamos no meio da turma! Que correria nós provocávamos! Quanto problema nós criávamos quando esses foguetinhos sem rabo saíam feito loucos para o lado onde senhoras de bem estavam sentadas!

Como era bom brincar de pique em torno das fogueiras que nos aqueciam o corpo físico com o calor da madeira que queimava  e a alma,  com o calor das brincadeiras que aqueciam a nossa mente de crianças inocentes e descompromissadas com a responsabilidade de que algum dia seríamos  adultos!

 Ah! Que saudade tenho daqueles pequenos malfeitos que muitas vezes nos causavam alguns castigos, mas que  enchiam de alegria o nosso coração!

Hoje, as pessoas preocupadas com os  tais aparelhinhos  que lhes tomam todo o tempo, mal sabem quem foram  São Pedro e São Paulo, os dois grandes apóstolos da Igreja Católica Apostólica Romana. Eles foram os esteios da Igreja Católica Primitiva, cada um tendo grande importância na formação da Igreja! Paulo foi a cabeça pensante! Pedro foi o executor do projeto! Paulo deu a forma ao andor que estava sendo construído! Pedro foi o carregador do andor! Ambos foram retirados de suas profissões para atenderem ao pedido de Cristo! Paulo era militar e perseguia os cristãos! Pedro era pescador e nunca havia pensado em envolver-se com religião. Ambos deixaram suas árduas profissões para ensinar ao povo da época, o caminho da redenção! Os dois foram bem sucedidos, apesar de morrerem por isso!  Foram tão bem sucedidos que ainda hoje são e serão lembrados por toda a eternidade! Hoje é o dia dedicado a São Pedro e São Paulo!

 Com o dia deles estamos encerrando as Festas Juninas! O dois santos desapareceram, as festas juninas estão desaparecendo! Que pena! Que saudade temos das festas juninas de antigamente! Que pena que podemos voltar ao tempo de criança, apenas nos braços da saudade!

Compartilhar: