Adeus! Viva!

Adeus! Viva!

 

 

     Viva! Acabamos de receber grande notícia: “o horário de verão vai acabar”!

     Que notícia maravilhosa! Até que em fim, depois de anos e anos de sofrimento, o governo resolveu voltar aos tempos da felicidade! Acabou a preocupação de ligar, ao deitar, o despertador, porque tínhamos de acordar uma hora mais cedo!

     Que tormento causava-nos o horário de verão! Ao levantarmos e abrirmos as janelas, era noite! Tínhamos que acender as luzes para nos  olharmos no espelho do banheiro, lavar o rosto, fazer a barba e, darmos aquele sorriso desbotado e quase raivoso para nos saudar e saudar o dia que deveria aparecer depois de algum tempo! Que sensação esquisita de levantarmos durante a noite para irmos trabalhar, sabedores de que a nossa jornada era diurna e não noturna!  Ao sair de casa antes das 7 horas da manhã, a noite continuava! As estrelas estavam no céu! O sol ainda estava no seu sono da madrugada! Acordar as crianças que entravam na escola às 7 horas, era sofrimento intenso para as mães e para as crianças! Que maluquice era aquela de acordar as crianças durante a madrugada em pleno escuro da noite, se, ao findar da tarde, a noite não obedecia ao horário tradicional de chegar! Oito horas da noite! Onde estava a noite? Era consternador às 20 horas, cumprimentar alguém e dizer boa noite! O sol ainda reinava sobre a terra!

    Voltando às manhãs, o risco de andar de carro pela cidade aumentava consideravelmente porque os que perdiam a hora passavam pelas esquinas sem obedecer os semáforos e frequentemente trombavam o carro com outros; muitos, com motociclistas! Era o caos! Quantas vezes, tive de parar o meu carro, quando saía antes das 7 horas da manhã para fazer cirurgias e me encontrava com acidentados pelo caminho! Quantas vezes, por isso, cheguei atrasado à sala de cirurgia!  Quantas pessoas perderam o voo dos aviões por não chegarem a tempo ao aeroporto! Chegava-se a comemorar o atraso dos pilotos quando algum parente deveria viajar conosco e ainda não havia chegado no horário marcado!

   Tempo passado  que deve ser esquecido!

  Graças ao bom entendimento do governo, os atrasos ao trabalho, às escolas, aos hospitais, aos aeroportos e tantos outros, acabaram!

   Novos tempos! Novos entendimentos! Nova maneira de pensar! Nova maneira de economizar  energia física, mental e  no boleto bancário da CPFL! Não sei porque falavam que o horário de verão economizava energia! Em meu apartamento, gastava mais!

   Agora as mães e as crianças vão ter mais sossego, mais tempo para levantar, tomar café e as crianças irem para a escola: os médicos não chegarão atrasados aos hospitais, não haverão tantos acidentes provocados pela pressa! O povo, em geral, não terá tanto desperdício de adrenalina e risco de ter infarto, acidente vascular ou outra patologia decorrente do aumento de pressão arterial!

 Que felicidade! Tempo novo! Tempo que dará tempo ao próprio tempo!

A manifestação de adeus, em geral, é dito com certa nostalgia. Este, não! Este é dito com grande satisfação: “adeus velho horário de verão”!

 

 

Compartilhar: