Ainda o  dia da mulher

Ainda o dia da mulher

         O dia da mulher, apesar de já ter passado, continua em nossa memória a todo o instante. Continua porque  todo dia é dia das mulheres! O mundo não sobreviveria sem a participação dessas pessoas maravilhosas.  A mulher não é um ser qualquer que se não existisse não faria falta. A mulher , no mundo de hoje, é a principal componente do casal. Ela é dona de casa, cuida do marido e dos filhos, cuida das finanças, das economias, da moral  e de tudo o que se relaciona com a família.

           A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, da qual sou diretor de patrimônio, fez uma linda homenagem ao dia da mulher no último sábado, dia 8 de março de 2013. A apresentação foi maravilhosa, no Theatro  Pedro II, a partir das 20 horas.  O presidente da orquestra Dr. Cyrilo  Luciano Gomes Júnior  fez  uma linda homenagem à mulher durante a apresentação da orquestra. Ele fez uma feliz comparação entre a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e uma bela senhora.

        Pedi a  licença a ele, para que pudesse colocar no meu texto de hoje , as palavras dele. Vamos a elas:

 

  "- Nesse Dia Internacional da Mulher, gostaria de fazer uma declaração de amor. Somente a mulher, entre todos os seres, consegue despertar em nós sentimentos tão intensamente  contraditórios, como aquele dito por Alfredo, na ópera La Traviata, de Verdi, o "pulsar do universo inteiro".

  Nossa Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é uma senhora experiente, que sempre nos proporciona arte e beleza.

Em semelhança das mulheres, consegue conciliar a ternura , como com as violas, com a determinação da Percussão, a energia dos Metais, com doçura das Madeiras;  a elegância dos Violoncelos e a serenidade dos Contrabaixos, com a paixão dos Violinos. Tudo para nos trazer em harmonia  a plenitude dos mais notáveis sentimentos.

É por isso que todos nós amamos a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto".

 

     A comparação do Dr. Cyrilo foi muito feliz. A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é uma grande família onde todos  colaboram para que a unidade de ações e pensamentos nunca seja quebrada. Os músicos, os principais "carregadores" da orquestra, pois são eles que, como se diz na gíria, "carregam o piano" , são a peça  principal da orquestra. Sem músicos não há música, não há orquestra. Claro que a diretoria da orquestra tem grande responsabilidade na manutenção da orquestra e sem o trabalho incansável da diretoria e de seus eficientes funcionários,  a orquestra não sobreviveria.

       Dr. Cyrilo foi feliz ao comparar vários instrumentos da orquestra, como as Violas, a Percussão,  os Metais,  a Madeira, os Violoncelos e os Violinos e suas respectivas funções, com o comportamento da mulher. Que belas frases disse o nosso presidente ao se referir com tanto carinho  aos instrumentos e à mulher!  Com certeza estava inspirado ao dizer frases tão bonitas!

     Concordo inteiramente com as palavras do Dr. Cyrilo. Acho que a metáfora ao comparar a mulher com os instrumentos foi feliz e de bom gosto. A mulher, dependendo do seu estado de espírito, pode ter a ternura das violas, a paixão dos violinos e a determinação da percussão. Ela pode ter a ternura de uma brisa que passa durante a tarde de outono,como a das violas, ou a energia de um tufão nos meses de dezembro, como  a determinação da percussão.

    Mais uma vez, eu quero deixar às mulheres de todo o Brasil, o nosso abraço! Quero cumprimentar o Dr. Cyrilo, presidente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e à toda a Orquestra que há 75 anos vem  causando  grande orgulho a todos que moramos nesta querida cidade!

 

Compartilhar: