Aos jornalistas

Aos jornalistas

 

 

    Parabéns jornalistas do Brasil e do mundo! Vocês merecem ser festejados no dia de hoje, 7 de abril de 2020!  Parabéns! Mil vezes parabéns aos bons jornalistas, pessoas dedicadas a passar para o povo as notícias que surgem no dia-a-dia!

   Sou médico,  mas nas horas vagas gosto de escrever  textos de literatura como romances, poemas, contos,  crônicas etc. Assim, na teoria posso ser comparado a vocês em pequenos detalhes, mas sem a obrigação de passar notícias verdadeiras como os senhores! Sou escritor, não jornalista! Escritores têm mais liberdade! Podem criar e recriar histórias que não têm nada a ver com a realidade, diferentemente dos jornalistas que somente podem dar notícias verdadeiras! Vejam a responsabilidade de vocês! E ao pensar sobre isso, resolvi escrever este texto para parabenizá-los!

     Como médico, sou um estudioso assíduo! Como médico sou um ouvinte exemplar! Como médico tenho de despertar confiança naquilo que digo! Todo escritor sabe que para escrever tem de "saber ler": em outras palavras: ser um leitor constante!

    Assim, escritores e jornalistas têm algo em comum! O trabalho do jornalista, entretanto, é muito mais intenso! Jornalista tem de ir à cata da notícia! Muitas vezes, ficar horas e horas à espera da notícia verdadeira que, eventualmente, pode não vir! Quantas vezes perdem as refeições e as diversões porque estão à espreita de um acontecimento! A dedicação tem de ser total à profissão! Por isso nunca me canso de parabenizar os bons jornalistas do Brasil e do mundo! Parabéns pelo dia de vocês! Mil vezes parabéns.

Peço licença aos nossos bons jornalistas para abrir parênteses  para apresentar uma pequena dissensão em relação a algumas atitudes de alguns jornalistas, na função de jornalista: (penso que jornalista não deveria  criar notícia, nem  interpretá-la!  As palavras "eu acho, eu penso" e outras semelhantes deveriam ser abandonadas. Não deveriam ser usadas em  seus  escritos e   em suas palavras na televisão. Creio que alguns  exageram em agir assim). Não sei se estou certo! Os leitores podem dar a sua opinião!

Para terminar, como se dizia antigamente,  "tiro o meu chapéu aos bons jornalistas"!

 

 

Compartilhar: