Dez conselhos para você evitar a artrose

Dez conselhos para você evitar a artrose

 

1-      O primeiro conselho é conhecer  a doença.  Como estou escrevendo em um blog não científico,  vou tomar a liberdade de dizer que artrose pode ser definida como um "desgaste" das  articulações.

2-      As articulações têm uma espécie de "forro"  nas extremidades dos ossos que  as formam.  Esse  "forro " é a cartilagem articular, tecido mais ou menos elástico que tem a função de melhorar  o funcionamento articular e permitir o melhor deslizamento de uma extremidade óssea sobre a outra. A cartilagem articular é um tecido de suma importância  para as articulações e nunca deve ser  lesada.

3-      A artrose pode ser confundida com outras doenças das articulações e somente deve ser diagnosticada pelo médico por intermédio do exame clínico e de  exame complementar simples como uma radiografia. No início da doença é comum que a radiografia não constate nenhuma lesão. Às vezes, uma diminuição do espaço intra-articular é o primeiro sinal radiológico.

4-      Alguns sinais, que você poderá  descobrir, poderão denunciar o início da doença: edema da articulação, diminuição da flexão e da extensão, crepitação da articulação, medo de forçar a articulação, alguma pequena instabilidade por atrofia muscular. Saiba observar o seu corpo e procure logo o médico.  Não tome o remédio que a vizinha indicou, porque ela sarou  "desse reumatismo", com aquele remédio.  Remédios  poderão camuflar a doença e atrasar o diagnóstico.

5-      O excesso de peso é o grande inimigo das articulações. Procure nascer, crescer e envelhecer sem o fantasma da obesidade. O nascer não  depende de você, mas estou falando isso porque você mãe, que está lendo esta crônica, deverá ter filhos.  Pocure não passar dos limites de uma gravidez normal em relação ao peso, para não ter um bebê com excesso de peso. Não estimule o excesso de alimentação depois que ele deixar a amamentação materna. As articulações dele vão agradecer.  A obesidade, em qualquer idade é doença.

6-      A artrose é uma doença que pode ser transmitida geneticamente. Se seu pai ou sua mãe têm ou tiveram a doença, procure proteger as suas articulações e evitá-la de todas as maneiras possíveis.

7-      A artrose é uma doença que pode aparecer no homem e na mulher. Depois dos cinquenta anos, entretanto, ela é mais frequente nas mulheres.  Não se sabe qual a causa, mas pensa-se que a  falta de hormônios provocada pela menopausa seja uma das razões.  A falta ou o menor número de exercícios  no sexo feminino, também  poderá ser  uma das razões.  O exercício dá força muscular, estimula  o movimento das articulações e aumenta a circulação articular, levando maior quantidade de oxigênio aos tecidos.

8-      Evite traumatismos em qualquer idade de sua vida. Traumatismo articular pode levar à artrose. Se você tiver mais de cinquenta anos, um traumatismo, embora leve, poderá dar início à artrose. Evite esportes violentos como futebol e outros esportes de grande impacto. Depois dos cinquenta, o bom mesmo é fazer natação. Não caia ao sair da piscina.

9-      Fraturas intra-articulares devem ser  bem tratadas. Um pequeno desvio de fragmento ósseo pode levar à artrose. O médico ortopedista deve ser consultado após trauma articular. Se você sofreu fratura óssea  e foi imobilizado, não retire a imobilização antes do prazo dado pelo seu médico. A pressa de ficar bom antes da hora poderá lhe trazer sérios problemas de saúde.

10-   Se você tem um desalinhamento dos joelhos para fora  (geno-varus) ou para dentro (geno-valgus), procure o médico ortopedista. O desalinhamento dos joelhos é um grande fator de aparecimento de artrose. Não fique achando graça no seu filho garrincha esperando que o tempo vá corrigir as pernas dele. Procure o ortopedista. Muitas vezes, calçado adequado, simples exercícios e pequenos aparelhos poderão  corrigir o desvio com facilidade.

 

 

 

 

                             Nelson Jacintho é médico ortopedista e escritor

Compartilhar: