Artrose ou osteoartrose

Artrose ou osteoartrose

Artrose é doença das articulações. Artrose vem de arthros,(articulação, em grego), e osis (doença).  A artrose praticamente destrói as articulações, deformando-as, desalinhando-as, gastando-as e as retirando de sua função principal  que é articular os ossos. Para entendermos melhor a doença artrose vamos falar inicialmente sobre as articulações. As articulações, também chamadas popularmente de juntas, são os órgãos que permitem o movimento de nosso corpo. Sem articulações, certamente não nos movimentaríamos. Quando apenas uma articulação fica doente, já nos impõe grande restrição aos movimentos. Podemos dizer que as articulações são as dobradiças de nosso corpo. Elas são de muitos formatos e podem exercer movimentos variados.  Nos dedos fazem praticamente somente os movimentos de flexo-extensão. No punho fazem movimentos de flexo-extensão  lateralidade e rotação. Nos ombros fazem muitos movimentos.  As articulações mais complexas do corpo humano são os ombros e os joelhos. No ombro, além dos componentes articulares há uma parte do músculo bíceps braquial,  o tendão longo que passa por dentro dessa  articulação. Ela é formada pelos ossos escápula e úmero. No  joelho há os ligamentos cruzado anterior, cruzado posterior, colateral medial e colateral lateral, além dos dois meniscos. É formada pelos ossos do fêmur, da tíbia e do perônio ou fíbula.  Os ligamentos   funcionam como elementos de estabilização dos joelhos e os meniscos, como amortecedores do impacto entre o fêmur e a tíbia.

       As extremidades ósseas  são protegidas  pelas cartilagens hialinas, também chamadas de cartilagens articulares.  Essas cartilagens têm grande importância na proteção das extremidades dos ossos. Elas são formadas por células que receberam o nome de condrócitos. Essas células são as responsáveis por tudo o que as cartilagens fazem. Elas não têm irrigação sanguínea e são alimentadas pelo líquido sinovial, líquido esse produzido pela membrana sinovial, outro componente da articulação. A cartilagem articular banhada pelo líquido sinovial, além de diminuir o impacto entre os ossos, tem a função de permitir o suave deslizamento de um osso  sobre o outro.  Quando a membrana sinovial do joelho inflama, a produção do líquido aumenta em grande quantidade e forma o que os leigos chamam de água no joelho. 

        A artrose é uma das piores doenças da chamada terceira idade! Ela se manifesta pela degradação  da cartilagem articular que a leva a ter fissuras e exposição do osso subcondral, o osso que fica logo abaixo da cartilagem. Normalmente o osso subondral fica protegido e preso pela cartilagem. Quando a cartilagem sofre desgastes ou sofre o processo de fissurar-se,  por  trauma, fratura ou doença, o osso subcondral  começa a crescer através das aberturas provocadas  na cartilagem e formam os osteófitos chamados vulgarmente de bicos de papagaios. Os osteófitos  podem crescer para dentro ou para fora das articulações, dependendo do lugar em que tiveram  suas origens. Eles podem causar graves problemas de compressão, instabilidade, dor e outros sintomas.

   A osteoartrose não tem apenas uma causa definida.  Ela pode ter origem primária, a chamada artrose idiopática, isto é, não tem causa definida, e secundária.  Vários fatores concorrem para que ela se estabeleça por causa secundária.  Como já dissemos a idade é um forte fator desencadeante. A obesidade, os traumas agudos e os crônicos repetitivos, o trabalho em posição inadequada como a má postura no trabalho, também são fatores desencadeantes. Os esportes praticados de maneira inadequada, os traumas do esporte, as fraturas  e as doenças intra-articulares e outras doenças que possam atingir as articulações como outras doenças reumáticas, a tuberculose, sífilis, câncer e muitas outras doenças. As lesões ligamentares que deixam os joelhos instáveis são grandes causadoras de artrose nos jovens! Joelhos instáveis geneticamente ou por lesões de ligamentos levam ao aparecimento da artrose.

As artroses podem levar a graves deformidades das articulações, dificultando assim, seriamente a deambulação das pessoas, principalmente se forem nos membros inferiores.

     O diagnóstico da artrose é feito pela história da doença, pelo exame físico feito pelo médico e por exames subsidiários, principalmente os raios X. Não é um diagnóstico difícil de ser feito devido a queixa do paciente, as deformidades constatadas ao vivo e pelos raios X. Uma vez vista a artrose, nunca mais é esquecida! Você nem precisa tê-la para não esquecê-la!

Num segundo capítulo iremos falar sobre a prevenção e o tratamento das artroses, mas de antemão   podemos dizer que a prevenção é a grande arma para evitá-la.

Compartilhar: