Bate, bate coração...

Bate, bate coração...

O coração é um músico dentro de nosso peito. É o baterista mais perfeito do mundo. É incansável, bate dia e noite sem parar em ritmos variáveis. Ele não dorme, não perde hora, não se atrasa ao trabalho! Ele é onipresente! É baterista que toca todas as músicas, trabalha em todos os ritmos, dificilmente desafina ou perde o tom. É um músico quase perfeito! Não há ritmo conhecido ou desconhecido de que ele não possa participar! Suas baquetas podem trabalhar desde um ritmo de quarenta a cinquenta vezes por minuto, até mais de duzentas vezes por minuto, sem perder o ritmo, sem pular nenhuma nota, sem atropelar a música! Se você estiver em uma roda de samba, ele coloca o ritmo dele na velocidade do samba! Se você estiver dançando uma valsa ou um bolero, ele se coloca no ritmo da valsa ou do bolero! Se você estiver sentado junto à praia observando o mar e um navio que se distancia, ele vai acompanhar o ritmo moroso, preguiçoso do seu pensamento! Se, porém, uma criança corre o risco de afogamento à sua frente, o seu coração dispara a mais de cem e faz você correr desesperado para salvar a criança em risco de se afogar! A aceleração é imediata e a injeção de adrenalina, melhor estimulante de combustível do mundo para o corpo humano, vai fazê-lo voar para a água para salvar a criança! Não há aditivo melhor do que a adrenalina para fazer o seu coração saltar com vigor!  Não abuse, entretanto da adrenalina estimulada pelas grandes emoções! Se você estiver dormindo, a adrenalina fica de repouso e o seu coração bate lento e preguiçoso, mas nunca se desliga do seu trabalho responsável e ininterrupto. Se a adrenalina sobe, ele fica nervoso! Ele fica nervoso, mas como se diz na gíria, ele nunca foge da raia. Ele é o seu amigo sincero, obediente, protetor! É o seu escudeiro fiel, sem o qual você não poderá viver!

Nunca brigue com seu coração! Não o provoque, não lhe faça desaforos! Não o encha de gorduras e açúcares em excesso! Não o encha de álcool, de nicotina, de drogas de qualquer espécie que seja! Não tome remédios aleatoriamente sem a prescrição do seu médico! Ame o seu coração, porque é com ele que você ama a si mesmo e à pessoa amada! Trate-o bem! Você deve ter com ele um amor eterno para viver feliz enquanto ele o permitir!

Coração e cérebro trabalham conjuntamente! Enquanto o cérebro pensa algo para ser feito, o coração responde e se prepara  dentro do peito para estar em condições de injetar o combustível necessário para a ação a ser efetuada! Eles funcionam como gêmeos monozigóticos e tudo o que um pretende fazer, o outro já está preparado para executar!  O combustível do cérebro é o pensamento, a vontade! Sem pensamento e sem vontade, nada se consegue!  O combustível do coração é o sangue! O sangue é o fornecedor da vida! Sem sangue não há vida!

Nós podemos viver sem um olho, sem um rim, sem um ouvido, sem uma das fossas nasais e sem outros órgãos, mas sem cérebro e sem coração, a vida não nos é possível! Além disso,  o coração e o cérebro são os responsáveis pelas grandes satisfações da vida! Sem eles ficamos  incapazes de viver  um grande amor, uma grande aventura. Eles são os senhores da vida!  O coração, segundo a velha tradição está voltado para o amor! O cérebro está voltado para a razão! Somente neste ponto eles poderão ter alguma divergência em determinadas situações da vida! Quando isto acontecer, dê tempo ao tempo! Este é o melhor conselheiro! O tempo amadurece o pensamento e dá melhor ritmo ao coração! Quando houver algum desencontro entre cérebro e coração, chame o tempo, deixe-o caminhar ao seu lado, você vai ver como isto faz bem ao nosso corpo e à nossa alma!

Nelson Jacintho é médico e escritor

Compartilhar: