É preciso casar para ser feliz?

É preciso casar para ser feliz?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas que não se casaram  e são infelizes, fazem para si mesmos, o tempo todo.  Esta pergunta pode ser comparada a outra muito comum: dinheiro traz felicidade?

 Falam os sábios que a felicidade não vem por ações concretas. Dizem  que ela é  um estado de espírito! Podemos perguntar: o casamento e o dinheiro podem ou não trazer felicidade? Na observação do dia a dia podemos verificar que muitas pessoas  não se casaram e foram felizes a vida toda! Outras, não foram ricas, mas, também  foram felizes !  Sabemos que a falta do casamento poderia trazer algumas frustrações e infelicidade ao(à)  não casado(a), mas, o casamento não nos da o  certificado para sermos felizes!  Conflitos da alma poderão surgir em casados e não casados! Alguém poderá perguntar: por que não me casei? Fui esperto(a) ou fui incompetente para me casar? Sou feio(a)? Não tenho bom emprego? Sou  exigente demais? Sou medroso(a)? Sou fraco(a)? Tenho medo de fracassar no amor e no sexo? Tenho medo das mulheres(dos homens)? Sou baixinho(a), gordinho(a)? Sou démodé? Sou doente? Estou contra as leis naturais? Sou realista ou sou um fantoche que todo mundo vê, mas não da valor? Preciso de auto-ajuda? Detesto livros de auto-ajuda! Talvez precise dela(dele) e por isso a(o) detesto!

Tenho 40 anos, trabalho em um escritório, tenho muitos amigos(as). Não sou muito de festas, mas fequentemente saio com amigos e amigas!  Ora estou sozinho(a), ora estou com a turma!  Estou  pensando nisso agora! Sinto-me só? Estou mal acompanhado(a)? Engraçado! Eu nunca havia pensado nisso antes! Por que estou pensando nisso agora? Porque fiz 40 anos e estou solteiro(a)?  Será que 40 anos é a data marcada para se começar a pensar na vida?  Vou ficar sozinho(a) em minha velhice? Morrerei solteiro (a), sem ninguém ao meu lado? Não vou ter um(a) companheiro(a)?  Seria bom, ou ruim, ter um(a) companheiro(a) na velhice? Será que ela(ele)  me socorreria, ou eu teria de socorrê-la(lo)?  Ficarei doente na velhice? Parece que todo mundo fica doente na velhice! Tenho uns tios idosos! Todos estão doentes! Será que as mulheres estão felizes? Acho que não! Ter doente na família é sempre ruim! Tenho um casal de tios idosos que não tiveram filhos! Por que não tiveram filhos? Nunca fiquei sabendo o porquê! Ele é mais doente do que ela! Ela é dinâmica! Queixa-se de dor de cabeça, mas não liga muito para a dor! Ela cuida dele! Todos a acham uma mulher maravilhosa, forte, dinâmica, incansável!  Vejo-os frequentemente de mãos dadas dando volta no quarteirão! Ela tem 76 anos, ele, 80! Ela o estimula a andar!  A vida parece pular dentro das veias dela, enquanto parece estar parando dentro das dele! Observo-os com atenção! Acho que aprendi a observá-los! Acho que aprendi e estou aprendendo muito com o comportamento deles!  De vez em quando eles param na calçada e se acariciam! Tenho certeza de que ali ainda vive o amor!  Fico com inveja! Sinto um pouco de frustração! Acho que gostaria de envelhecer com alguém que me apoiasse daquela maneira! Acho que estou sendo egoísta! Eu poderia apoiar alguém como a minha velha tia apóia o meu tio? Eu chegarei aos 80 anos? Se chegar, estou vivendo agora a metade do que viverei! Engraçado, volto a me perguntar: por que somente agora, aos 40 anos de idade comecei a pensar na velhice? Acho que descobri a América! Eureka! Acho que vou ganhar o Prêmio Nobel do Pensamento! Bobagem, não há Prêmio Nobel do Pensamento! Bem! Se não há, deveria ser criado! Tenho certeza de que começamos realmente a pensar na vida aos 40 anos de idade! Se você está defasado, comece a fazer perguntas para você mesmo! Em um dia  qualquer você vai entender porque estou dizendo isso!

 

Compartilhar: