Crises financeiras do Brasil

Crises financeiras do Brasil

 

 

Quantas crises financeiras o Brasil já teve? Creio que muitas pessoas já fizeram essa pergunta! É difícil responder com exatidão, mas podemos lembrar-nos de algumas que foram realmente grandes! Tem-se a impressão, consultando  a história do país, que ele vive de crise em crise!  Desde que o Brasil tornou-se independente de Portugal, as grandes crises começaram a aparecer. A primeira aconteceu quando, logo após a independência, o Brasil teve de pagar a Portugal, a sua independência! Como assim? Alguém diria! Sim! O Brasil teve de pagar a sua independência a Portugal. A independência somente foi efetivada pelo Tratado da Paz e Aliança  em 1925. O Brasil teve de pagar  dois milhões de libras esterlinas, pagos em ouro retirado das nossas minas.  Dizem que o ouro não chegou a Portugal, foi diretamente para a Inglaterra para pagar dívidas portuguesas com aquele país. A produção de açúcar era grande,  mas houve queda das exportações e a crise apoderou-se do país.

   O Brasil passou a incentivar a produção de café. Tudo ia muito bem até a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, época da grande crise do café, quando o Brasil teve de queimar seus estoques  para valorizar o produto.

   Com a crise do café o país passou a incentivar a indústria. Era Presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas, que criou nova crise com sua morte em 1954.      

   Depois disso, durante a Revolução Militar, o país teve a sua grande recuperação que foi chamada de Milagre Econômico, entre os anos de 1968 e 1973. O Brasil era governado pelo general Ernesto Geisel. Empolgado com o desenvolvimento o presidente Geisel afundou-se em dívidas com os Estados Unidos, para fazer o país avançar com mais rapidez, mas não teve êxito e o país entrou em nova crise financeira, apesar do grande desenvolvimento da planta da laranja!

   A crise piorou com o governo de Collor com o tão comentado Plano Collor. Collor acabou por pedir demissão do cargo de presidente. Ele deixou a presidência, mas  a crise permaneceu.

     Em 1994, o Plano Real, elaborado por Fernando Henrique Cardoso no governo Itamar, foi um grande achado e transformou para melhor as finanças do Brasil. Fernando Henrique tornou-se presidente e o plano continuou!

    Como as crises brasileiras parecem ser cíclicas, o país voltou a mergulhar na inadimplência  no período que podemos chamar de “Período da Corrupção e das Propinas”. Ainda estamos nele.

     Dizem os otimistas que a crise atual é passageira, que  o Brasil é mais forte que ela e vai recuperar-se!  Torcemos para que isso aconteça!

   Temos a impressão de que um novo ciclo agrícola está despontando, o cultivo da soja! Será que a soja, após a eliminação da corrupção e da propina, poderá salvar o Brasil? 

Compartilhar: