Cuidados com o frio

Cuidados com o frio

 

Não é de hoje que o ser humano se preocupa com o frio!  Hipócrates no século V antes de Cristo, já se preocupava. No seu livro “Ares, Águas e Lugares”, ele diz: “os futuros médicos deverão considerar os efeitos de cada estação do ano, assim como os ventos quentes e frios de cada região”. Sabemos que a medicina na época de Hipócrates era rudimentar e ele, o chamado “Pai da medicina”, começou seus estudos estudando a água dos pântanos, dos rios, a exposição das pessoas ao vento, ao uso de   “remédios” derivados de raízes, caules e folhas das plantas. Hipócrates era um observador nato da natureza.  O princípio da medicina de Hipócrates evoluiu e hoje há uma ciência chamada biometeorologia médica, que estuda a vida em relação à meteorologia. Já se sabe que o frio aumenta a depressão nos depressivos e as manias nos maníacos.  Muitas pessoas consideradas normais detectam  variações em seu organismo durante o verão e o inverno, à seca e à chuva. Vocês já ouviram dizer que quando o calo dói é prenúncio de que vai chover? O folclore brasileiro é rico nesses ditados pitorescos, principalmente no meio rural. Não somente o frio, mas também o calor pode causar sérios problemas para a saúde. Na Europa, no verão o calor do continente africano, costuma provocar calor intenso nos países que são banhados pelo Mar Mediterrâneo.       O frio, entretanto, causa mais estragos que o calor. Costuma-se dizer que os idosos morrem mais no inverno que no verão. É comum dizer-se no meio médico que “qualquer gripe mata o velho no inverno.

Por que o frio prejudica o ser humano e animal? O frio  nos faz ficar encolhidos, diminui a circulação por constrição dos vasos sanguíneos, faz-nos aumentar o consumo de calorias (come-se mais no inverno, alimentos mais calóricos, bebe-se mais bebidas alcoólicas), a disposição para praticar exercícios e deambular pela rua e por parques fica prejudicada, as noites ficam mais compridas e as pessoas ficam mais na cama ao invés de praticarem exercícios. Isto pode nos levar à obesidade. No frio, a pele fica mais seca, os lábios podem sofrer fissuras, bebe-se menos água, transpira-se menos, os pelos do corpo arrepiam e pode aparecer o fenômeno do tremor. Os músculos tremem para produzir calor.  Se você tenta segurar o tremor, sente mais frio! Se você ficar alisando os pelos para que eles na ericem, acontece o mesmo. Pelos eriçados tentam manter o frio mais longe da pele.

  A temperatura do corpo deve permanecer em torno de 36,5 graus centígrados. Abaixo disso, à medida que cai, pode nos levar à hipotermia; acima, dependendo da temperatura, pode nos levar à hipertermia.  Ambas são prejudiciais à saúde e pode nos levar à morte!

  Curiosidade. Algumas pessoas poderão pensar que os esquimós, seres humanos que vivem próximos do círculo polar ártico, podem ter a temperatura do corpo menor que 36,5 e não correr risco com o frio. Enganam-se! A temperatura das pessoas do pólo norte obedece às mesmas regras de todo o ser humano da terra! A alimentação deles com grande quantidade de calorias é o que os mantêm. Outra curiosidade de muitos não sabem, é que a roupa deles, em geral feita de peles de animais (focas, raposas, ursos polares) são usadas com os pelos dos animais virados para dentro! Lá as mulheres não fazem questão de exibir as peles para a sociedade local.

   Por fim: velhinhos, cuidem-se contra o frio! Lembrem do ditado referido acima

 

Compartilhar: