A curva de Gauss

A curva de Gauss

Gauss foi um grande cientista alemão, físico e matemático. Foi ele que, estudando dados de coisas e pessoas, passou à História como o inventor da famosa curva que recebeu o seu nome.  De uma maneira simplista podemos dizer que as ocorrências no mundo se apresentam dentro de certas características: a maior  delas ocupam a parte central e mais alta de uma curva, enquanto a menor ocupa as extremidades, como mostramos no gráfico.  Vamos dar um exemplo bem conhecido: o catolicismo no Brasil e em Portugal é praticado pela  maior parte das pessoas, enquanto outras religiões são praticadas por menos pessoas.  Essa menor parte fica abrigada nas partes inicial e distal da curva. Não vou dar aula de matemática nem de estatística, apenas vou usar a teoria da Curva de Gauss para relatar um fato curioso.

    Laurinha e Martinha eram duas meninas que nasceram no mesmo ano, moravam, uma ao lado da outra, e sempre foram boas amigas durante toda a infância. Tinham, entretanto gostos diferentes e por isso passaram a ter hábitos diversos. Laurinha era quieta, vivia na cozinha ao lado da mãe, que era a quituteira do bairro e praticamente não saía de casa.  Influenciada pela mãe, Laurinha passou a ser uma grande quituteira e amava a cozinha. Martinha, ao contrário, vivia agarrada ao pai, professor de educação física no colégio em que as duas amigas estudavam.  Além de professor, o pai de Martinha vivia praticando esportes, o que o destacava entre os outros professores. Martinha, influenciada pelo pai, passou a ser a grande esportista do colégio.

   Os anos  se passaram!  As amigas se casaram e mudaram de bairro!  Por anos não se encontraram!

 Laurinha foi engordando com o tempo.  Teve três filhos e a cada filho o peso aumentava. Com o aumento do peso, passou a andar menos e a ansiedade a aumentar mais. Aos 50 anos pesava 90 quilogramas, abdômen volumoso  e face rechonchuda.  Teve de mudar da casa que havia herdado dos pais, porque era assobradada.  Ela não conseguia subir as escadas porque os joelhos lhe doíam muito!

   Martinha, a bela fera dos 18-20 anos, que esbanjava saúde e exercícios por onde passava, começou a ganhar excesso de massa muscular. Alta, com um metro e oitenta centímetros de altura e uma musculatura invejável, com seus 90 quilogramas, contrastava com Laurinha, gordinha  e balofinha, com o mesmo peso.

    Certo dia, não tolerando as dores nos joelhos por coincidência, as duas encontraram-se  em um  consultório médico.

    - Não aguento os meus joelhos, disse Laurinha.

   - Não aguento os meus! Disse Martinha.

   O diagnóstico do médico foi o mesmo: artrose nos joelhos!

  Vamos analisar os personagens desta história segundo a frequência na população em relação à   curva de Gauss.  A mãe de Laurinha, quituteira, assim como o pai de Martinha, deveriam estar nas extremidades da curva de Gauss porque quituteiras e professores de educação física não são a maior parte das pessoas. Mulheres com excesso de peso,  entretanto, em sua maior parte, passam a sofrer de artrose nos joelhos. Vimos que o excesso de peso em mulheres,  quer sejam gordinhas e balofinhas ou altas e pesadas, pode levá-las à artrose dos joelhos.  Se levarmos em conta o peso das mulheres depois dos cinquenta anos, vamos ver que elas ocuparão o centro da curva de Gauss, porque a maioria delas deverá ter artrose de joelho.

    Fui complicado? Acho que não! Mas, o que eu queria dizer mesmo é que mulheres com cinquenta anos ou mais,  com excesso de peso , estão sujeitas à artrose dos joelhos.

 

                                                                                                                          Nelson Jacintho

Compartilhar: