Dia da mulher

Dia da mulher

Estamos comemorando o Dia Internacional da Mulher, embora o dia da mulher deva ser considerado todos os dias.  As reivindicações para a comemoração desse dia se perdem no tempo. Sua raiz teve origem na luta das mulheres russas por melhor tipo de trabalho, mais valorização da mulher, igualdade da mulher ao homem no seu direito. Foi nessa época que surgiu o famoso “slogan” “Pão e Paz”. Com o passar do tempo, quando surgiu a Primeira Guerra Mundial, as russas lutaram para que o seu país não entrasse nessa guerra.  Não lograram efeito, mas a semente nasceu. Em muitos países do mundo foi aparecendo a vontade de se criar o dia da mulher, porque em todos o motivo era o mesmo: valorizar a mulher. Além dos movimentos em prol do Dia da Mulher em todo o mundo, o incêndio na fábrica de blusas Triangle nos Estados Unidos em 1911 sedimentou de vez a necessidade de se criar o Dia da Mulher. As reivindicações continuaram até que em1975 aOrganização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 8 de março para a comemoração do Dia Internacional da Mulher.

       É interessante se notar que o dia da mulher teve origem em protestos das mais variadas origens e criou muita briga entre patrões e empregadas. O antigo dia de protesto foi mudando a sua característica e hoje o dia da mulher é comemorado com festas. É comum que empresas, ao invés de brigarem com suas funcionárias, lhes deem flores. Aquela noção de trabalho quase escravo em que se trabalhava pela sobrevivência foi caindo de moda. Hoje o trabalhador é considerado um parceiro, um sócio da empresa. O dia da mulher, que veio como um dia da trabalhadora, hoje é considerado o dia de todas as mulheres.

      A mulher em todo o mundo foi desvalorizada porque alguém resolveu chamá-la de sexo frágil. Os ignorantes têm a mania de valorizar a força bruta, não se atendo para o valor da força intelectual e maneirosa daquelas que têm “jeito” para resolver problemas sem pegar em armas.

      As mulheres vêm galgando degrau a degrau a posição que vinha lhes sendo negada desde o princípio do mundo.

      No Brasil temos de comemorar o Dia da Mulher com muito júbilo e entusiasmo, primeiro porque temos as mulheres mais bonitas do mundo e, em segundo lugar porque temos valorosas mulheres que lutam pelos seus direitos e estão conquistando, com essa luta, o almejado lugar ao sol em todos os setores da nossa sociedade.

 

 

Compartilhar: