Dia do livro

Dia do livro

     Livro! Joia cada vez mais produzida, mas cada vez mais desprezada!

     Desprezada pelas nações latinas, mas principalmente pela brasileira!

    O que está acontecendo com o nosso povo?

    O que está acontecendo com os nossos governantes?

    O povo está se contentando com o futebol medíocre,  o uísque falsificado,  a cachaça impura,  a cerveja de qualquer qualidade, a música pornográfica de gosto duvidoso, as escolas e universidades de cursos que muitos nem sabem para o que servem!

Eta Brasil, diria o sertanejo que sofre com a falta de chuva, de alimento e de colaboração das autoridades constituídas!

   Os governantes estão contentes com a falta de educação do povo, o excesso de miséria e a abundância dos pequenos criminosos que deveriam ser chamados simplesmente de crianças desamparadas, mas são chamados de bandidos? É bom para o país manter situação tão calamitosa? Não me refiro a nenhum partido político porque a nenhum pertenço, mas fico indignado quando vejo milhões escorrendo pelo ralo e as crianças ao invés de estarem nas escolas, estão esparramadas pelas ruas aprendendo as lições do crime!

       Queria falar apenas sobre o livro, mas alguém tolera deixar de falar sobre as calamidades praticadas em nosso país, talvez pela falta de leitura, de instrução?

       Como disse, o livro é joia que alguns a têm, mas são tão bem guardadas que nunca foram folheados pelos seus donos. Foram compradas porque seus atuais donos  tiveram de comparecer ao lançamento de livro de algum amigo escritor, mas  nunca foram manuseadas! Que tristeza! Por que não se  lê neste país exuberante de poetas, trovadores, contistas, romancistas e outros gêneros?

       Onde estão os professores? Sabe-se  que eles  diminuem a cada dia e certamente pelo desestímulo à carreira, certamente deixarão de existir! Por que as crianças aumentam e as vagas nas creches e nas escolas fundamentais diminuem a cada dia? Onde andam as bibliotecas?  Por que livros não são distribuídos gratuitamente?

Por que as crianças vivem carregadas de celulares, I pads, I pods, tablets  e outras parafernálias que as dominam e não as deixam raciocinar? Pergunte a uma delas quanto são 5X5 e ela vai ter de correr para a sua muleta mental para poder responder à sua pergunta!

       Incomodo-me muito com a falta de leitura, de compreensão, de raciocínio da criança brasileira!

       Em recente viagem  fiz uma pesquisa em relação à leitura, com as pessoas que estavam comigo no hotel. À primeira vista, achei-as maravilhosas: bem vestidas, carros novos e caros, enfim, bem apresentadas. Falei com as que pude a respeito de leitura de livros! Que decepção! A maioria lera o seu último livro há mais de dez anos, quando ainda estavam na escola. Perguntando a eles que livro haviam lido, poucos se lembravam do livro e quase nenhum, do nome do autor!  Alguns falaram que haviam lido livro de autoajuda, mas não lembravam o nome! Que desilusão!

   Dia do livro! Dia do livro deveria ser feriado! Deveria ser o dia em que tudo fosse proibido, menos falar em livro! Loucura, não é? Seria maior loucura do que esta em que estamos vivendo? Chego a ter a sensação de que é proibido falar em livros! Estarei divagando?

Dia do livro deveria ser o dia em que todas as pessoas recebessem em mãos ou pelo correio, um livro de presente! É loucura, é utopia?

    Muitos dizem que a luz que havia no fim do túnel apagou-se! Que a esperança está perdida, que, como se diz lá em Minas Gerais, "o cavalo passou arreado e ninguém montou".  Dizem que a luz do túnel, uma vez apagada não se acende mais e que o cavalo arreado, jamais volta! Será verdade?

     Eu acho que o livro é a nossa luz do túnel que poderá ser acesa e que o cavalo arreado poderá voltar! Você já não ouviu dizer que o pior cego é o que não quer ver/ Claro que não estou me referindo a essas pessoas maravilhosas que por um motivo ou outro perderam a visão! Estou referindo-me às pessoas que não são deficientes, têm tudo para ver, mas não querem fazê-lo!

    Será que podemos mudar essa história? Vamos tentar? Amanhã cedo, quando você sair para a escola ou para o trabalho, dê um livro à primeira pessoa  que encontrar! Acho que essa será  boa maneira para se comemorar o Dia do livro!

 

Compartilhar: