Dia do Professor

Dia do Professor

15 de outubro é o dia do professor! Precisamos comemorar! Antes, porém, vamos conhecer um pouco sobre esse dia!  Ele foi criado pelo Decreto do Governo Federal  nº 52 682, em 14 de outubro de 1963.  Esse decreto teve a seguinte redação: 

“Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

                    Que bom que o decreto foi promulgado! Que bom que o professor tem o seu dia para comemorar!

  No tempo, a história é mais antiga. O dia do professor teve as suas origens lá nos primórdios do século XVI.  Dia 15 de outubro é o dia consagrado à Santa Tereza D’Ávila, educadora daquele século. Ela nasceu em 1515 no Reinado de Castela. Santa Tereza D’ávila foi canonizada em 1622 com o nome de Santa Tereza de Jesus ou Santa Tereza D’Ávila.  Conta a História que essa santa tinha mente privilegiada e a usava sempre em prol do ensino!  Por isso passou a ser a padroeira dos professores!

                   A promulgação do decreto instituindo o Dia do Professor em nossa pátria foi de extrema importância! Tudo o que é oficial tem maior importância!

                  Não devemos, entretanto comemorar o Dia do Professor por que teve a sua promulgação, mas sim, pelo valor que o professor tem perante o mundo! Devemos comemorá-lo, pela dívida que cada um de nós tem para com seus professores! Temos um dever ético e moral com nossos segundos pais, porque os pais nos geraram e ensinaram os nossos primeiros passos, mas foram os professores que nos acompanharam, lado a lado com nossos pais, nos caminhos que seguimos em nossa vida!  Se aprendemos a falar e a dar os primeiros passos com nossos pais, aprendemos o caminho do conhecimento e da cultura com nossos professores!

                  Que seria do mundo se não houvesse professor?  Como aprenderíamos a falar e a escrever bem a nossa e outras línguas, se não houvesse o professor? Como iríamos escrever?  Como iríamos nos instruir, fazer cursos, especializações, escolher profissões se não fossem esses abnegados  cidadãos, que trabalham, muitas vezes, mais pelo carinho às crianças e aos adultos do que propriamente pelo dinheiro!  Professor é um ser diferenciado!  É o grande prestador de serviços, não somente para cada um de nós, mas para toda a nação!

                  Como é bom vermos os nossos filhos e netos, felizes com suas escolas e seus professores!

                  A quem devemos isso? Claro que devemos aos professores, essas pessoas maravilhosas, que muitas vezes se preocupam mais com seus alunos do que propriamente consigo mesmos!

                 Professor é símbolo de sabedoria, de paciência, de ética, de parceria! Professor é símbolo  de progresso, de criatividade e de harmonia!

                   Vamos comemorar com grande júbilo o Dia do Professor, nosso segundo pai, nosso amigo, nosso irmão!  O Brasil ainda é um país falho em relação aos professores! Aqui o professor ganha mal, não é respeitado nem pelas autoridades que fazem as leis, nem pelos alunos que deverão fazer as leis do futuro!

                  Pai, perca alguns minutos do seu tempo! Chame o seu filho para você e explique-lhe o valor do professor! Explique-lhe o valor do professor perante as pessoas e a nação! País que não prestigia o professor, é país falido! Não é por acaso que estamos vivendo o caos no nosso querido Brasil!

Compartilhar: