Dor...

Dor...

 

   Podemos chamar dor   a sensação desagradável que provoca sofrimento causada por uma patologia de qualquer natureza, quer seja de causa aguda ou crônica!  Na verdade, definir dor é ato praticamente desnecessário porque ninguém no mundo passa pela vida sem senti-la! Ela  pode ter origem física, a qual todos conhecemos e psíquica, a qual muitos de nós já a sentimos! 

     Nos consultórios médicos é a palavra mais falada! Raramente alguém vai ao consultório médico e não a pronuncia! Podemos dizer que a dor é a manifestação do organismo contra uma agressão! É sinal de que algo não vai bem dentro de nosso corpo! De que alguma peça da grande máquina chamada corpo humano não está funcionando bem! Entendendo-a sob esse aspecto, podemos considerá-la como sensação boa, embora poucos a entendam dessa maneira.

     A dor nasce com o ser humano! Na verdade, pode aparecer antes de ele deixar o útero materno! Certas pessoas, principalmente as mais ignorantes costumam dizer que criança não sente dor, quando mandam perfurar as orelhas das meninas recém-nascidas para lhes colocarem brincos, hábito que atualmente evoluiu para os adultos, mais nos adolescentes que furam qualquer lugar do corpo para colocarem os abomináveis piercings, artefatos usados pelos faraós e pelos indígenas americanos, que agora sofreram o seu renascimento!  Hoje se vê essas loucuras antigas, agora renascidas,  estampadas nas asas e septo  do nariz,  nas sobrancelhas, na língua, nos mamilos , no umbigo e em tantos outros locais do corpo, que certamente provocam dor quando deslocados ou comprimidos!  Além dos piercings surgiram as tatuagens que tomaram conta de boa parte da juventude e de pessoas mais velhas. Há pessoas que têm o corpo recoberto por tatuagens. Não têm medo da dor, que é intensa, ao  fazê-las,  nem dos males que corpos estranhos como a tinta podem lhes trazer.

  Até pouco tempo o uso de tatuagem era tido como um distúrbio psicológico. Hoje ninguém fala sobre essa maluquice e são tidos como desatualizados  aqueles que não as usam.

   Até há pouco tempo as pessoas, principalmente as mulheres, gostavam de mostrar roupas novas e, antigamente até usavam espartilhos que lhes causavam grande dor para esconderem o abdome volumoso que por ventura tivessem, para que os grandes vestidos lhes caíssem bem! Hoje, boa parte das mulheres não se importa com a roupa, querem mostrar o corpo e os grandes saltos que lhes provocam dor ao forçar a lordose da  coluna vertebral lombar!

Falar contra piercing,  tatuagem,  saltos altos, hoje tornou-se fora de moda, mas a dor, ah, a dor, essa está sempre presente e atualizada, nunca sai de moda!

  E os laboratórios que produzem medicamentos para a dor? Esses vão de vento em popa! A cada dia o ser humano inventa uma loucura para provocar a dor!

Compartilhar: