Está aí a quarta idade!

Está aí a quarta idade!

 

    A 4ª idade está aí a comemorar o seu primeiro ano de vida! Nasceu em 2019, com gestação em 2018! Com que saúde nasceu a 4ª idade! Os chamados velhinhos, de anos atrás, com 80 anos ou mais, continuam eufóricos! Deram-se bem, com ela! Ela veio para ficar!

   Nada de velhinho, nada de ancião, nada de não pode, não deve, está ultrapassado! Isso é coisa do passado! Os nossos, antigamente chamados idosos, rejuvenesceram!

Têm vida normal, trabalham, praticam esportes, namoram-se e casam-se, coisa que a juventude de hoje está abandonando. Já não há mais, velho, ancião, senhorzinho e outros apelidos dados aos jovens garotões de mais de 80 anos de idade! Eles estão tranquilos à espera dos 100, para chegarem à 5ª idade! Enquanto ela não chega, curtem a vida!

    A vida média das pessoas vem aumentando gradativamente! Muitos países têm marcas históricas em relação a esse quesito! No momento a Coréia do Sul está na frente! A expectativa de vida média nesse país é de 90 anos! Lá, muitas pessoas já estão na 4ª idade há cerca de 10 anos! Outros países, entretanto, têm excelentes números! Cingapura: 83,1 anos; Japão, 83; Espanha, 82,8;  Suíça, 81 anos! No Brasil, já ultrapassou os 76 anos, sendo que a média dos homens está em 73 e das mulheres em 80. Olhem como as mulheres estão vivendo mais que os homens aqui no Brasil! 

    A responsabilidade da longevidade está muito  ligada à alimentação e à atividade física, além do fator genético ao qual não podemos recorrer. O excesso de álcool, fumo, carboidratos e  comida de qualquer qualidade vêm prejudicar a nossa longevidade!  Costumes e hábitos alimentares bons são agentes ativos na manutenção da vida!

   Conheci uma família de vários irmãos cuja maior parte viveu de 98 a 103 anos. Um deles, beberrão e fumante morreu aos 60 anos. Vejam que o fator genético é muito importante, mas não segura outros erros que cometemos!

Costumamos dizer que  somos donos do nosso nariz Vamos ser donos da nossa vida? Vamos sair da comodidade do lar, da cadeira de balanço, da rede do alpendre, da sombra gostosa das casas enquanto o sol brilha lá fora? Vamos sair, andar, trabalhar, fazer exercícios! Vamos viver mais! Vamos chegar à 3ª, à 4ª e à 5ª idade! Saia da janela para ver o mundo passar! Passe com ele!

    O que disse acima está muito ligado à indolência!

    O preguiçoso morre cedo, gordo e atrofiado, se não encontrar antes com uma doença grave, cuja preguiça o impediu de procurar o socorro a tempo!  

    Se  você está chegando à 4ª idade e fica de pijama em casa, de chinelas e sem fazer a barba, reaja! A vida está lá fora!  Experimente encontrar-se  com ela!

   

Compartilhar: