Exercícios, Alimentação, Terceira Idade

Exercícios, Alimentação, Terceira Idade

 

Essas  palavras em epígrafe são  palavras do momento entre as pessoas que chegaram aos 60 anos de idade!  Muitos exageros e equívocos têm sido cometidos  por pessoas dessa e acima dessa idade por falta de orientação!  Para entendermos o que vamos apresentar faremos algumas considerações iniciais.

Tônus muscular é o estado  permanente de contratura da musculatura que nos mantém de pé, nos faz andar,  correr, guiar automóvel, motocicleta, enfim, manter o nosso corpo em condições de reagir frente a um estímulo pensado ou  inesperado!  A musculatura não  fica completamente relaxada e inoperante, mesmo quando estamos sentados ou deitados!  Quando vamos fazer um esforço, uma corrida, um levantamento de peso,  alguns músculos se contraem  e outros se relaxam em movimentos coordenados pelo nosso cérebro. Quando estamos de pé, músculos dos membros inferiores e da coluna vertebral trabalham ativamente para nos mantermos nessa posição. Quando corremos, a atividade desses músculos aumenta muito!  Se  os membros inferiores perderem  o tônus muscular você cai! Tudo que você pensar em matéria de estrutura e de  movimento vai usar a musculatura  com suas contraturas e seus relaxamentos.  Se você está sentado em repouso, os músculos dos membros inferiores estão relaxados, mas os do pescoço,  tronco,  coluna cervical, dorsal e lombar, além dos da bacia e coxofemorais estão em atividade.

Vários  fatores concorrem para a manutenção  do tônus muscular e do bom funcionamento  de todo o corpo. Em primeiro lugar você não poderá ter doença do sistema nervoso periférico que ataque a sua musculatura. Os músculos funcionam por ordens transmitidas a eles pelo Sistema Nervoso  Central e Periférico.

Deixando de fora  as patologias do Sistema Nervoso Central e Periférico, devemos considerar que  a alimentação, os exercícios  e a idade são fatores  que temos de levar em consideração. Todos nós devemos fazer uma alimentação rica em proteínas, sais minerais e vitaminas. Portadores de algumas patologias como Gota úrica, que as pessoas conhecem como excesso de ácido úrico, devem fazer restrição de proteínas. Problemas digestivos  e intestinais podem impedir algumas pessoas de fazerem  dieta  geral que a maioria das  pessoas hígidas  fazem. As dúvidas devem ser sempre sanadas com seus respectivos médicos.

Em linhas gerais, se você é jovem e não tem nenhuma patologia, coma de tudo e  comece a fazer exercícios desde cedo. Em crianças  pequenas abaixo de 10 anos os exercícios devem ser   liberados de acordo com as condições de cada uma. Caso de dúvida procure o médico cardiologista e o ortopedista. Os exercícios devem ser praticados por toda a vida, de preferência ao ar livre. Até a chamada idade do idoso, que em geral começa aos 60 anos você tem liberdade de exercícios, a não ser que tenha problema de saúde.

Depois dos 60, devemos ter algumas precauções, como por exemplo, não exagerar no peso pessoal e nos pesos usados nas academias. Caso você tenha problema cardiológico, de hipertensão ou outros correlatos, não abuse! Siga a orientação do seu médico  cardiologista. Nos casos de artrose de joelho e quadril,  não use peso nos exercícios de extensão-flexão, saltos, corridas, futebol e outros esportes de contato. Não comece a frequentar academias ou campos de esportes sem consultar seu cardiologista, seu ortopedista ou outro médico da patologia correspondente.  A chamada terceira idade pode lhe trazer muitas alegrias desde que você não queira voltar à segunda. Já falavam as nossas avós que canja de galinha e bom-senso não faziam mal a ninguém. Hoje não precisamos nos preocupar com a canja de galinha, mas temos de ter bom-senso! A medicina atual está muito preocupada  com a longevidade dos idosos! Ficar idoso é bom, mas teremos de ser além de longevos, pessoas com   bom nível de vida! Além da preocupação com o corpo, estimule a sua memória! Há dois remédios maravilhosos para os idosos estimularem a memória! Sabem quais são? A leitura e a interpretação do texto lido! Ah! Você não vai prestar vestibular? Pois sim! Na vida atual temos de enfrentar um vestibular todos os dias! 

Compartilhar: