Festas Juninas: Santo Antônio

Festas Juninas: Santo Antônio

 

Viva Santo Antônio, São João, São Pedro!

Junho é o mês desses santos festeiros! No nordeste brasileiro quem não comemorar o dia desses santos “vai preso”! Deputados e senadores nordestinos fazem de tudo para não faltar às famosas festas. Junho no nordeste é quase todo feriado! Deixado os exageros de lado, vamos falar de cada um desses famosos santos.

  Santo Antônio é o mais querido pelas moças brasileiras! Ele é o santo casamenteiro. Este é o seu maior título no Brasil! Há outros de menor importância! Quem está solteira reza para arrumar namorado! Quem está noiva, reza para se casar mais rapidamente! Quem está casada, reza para que o casamento dure! Como vemos, Santo Antônio é o mais devotado santo nesse sentido! Se ele fosse político aqui no Brasil, não teria concorrente à altura! Por favor, políticos, não queiram tornar-se santos! Isto demora muito e não tem nada a ver com política!

   Santo Antônio chamava-se Antônio! Era português de Lisboa. Muita gente acha que ele era italiano porque também é chamado Santo António de Pádua, na Itália, porque foi lá que ele viveu muitos anos e lá morreu! Era filho de família abastada, mas preferiu ser pobre! Filho de família poderosa ( pai era militar), mas preferiu ser humilde! Nasceu em Lisboa, segundo consta,  no dia 15 de agosto de 1195. Contra a vontade do pai entrou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho aos 19 anos. Tornou-se agostiniano. Por achar Lisboa barulhenta e pecadora e ter visitas de muitos amigos que lhe atrapalhavam os estudos e meditação, transferiu-se para o Convento  de Santa Cruz em Coimbra. Teve contato com padres franciscanos que viajavam para Marrocos para fazer a conversão dos mouros e desse contato acabou se tornando franciscano e viajou com a equipe para Marrocos. Acometido de grave doença, antes mesmo de trabalhar em Marrocos pegou a caravela para voltar para Portugal, mas os ventos levaram a caravela parta a Cecília, na Itália onde passou a morar e trabalhar após a recuperação. Trabalhou na Itália e na França. Morreu em Pádua em 1231. Quando seus restos mortais foram transferidos para a Basílica de Santo Antônio de Pádua verificou-se que sua língua estava intacta.

  A Santo Antônio foram e ainda são indicados inúmeros milagres pelo mundo inteiro!

 

  Algumas simpatias inventadas para se conseguir casamento, em relação a Santo Antônio: 

 

Fazer o pedido e colocar a estátua de Santo Antônio na geladeira! Retirá-la somente depois que o pedido for realizado.

Amarrar a estatua com barbante e muitos nos e não desamarrá-lo enquanto o pedido não for atendido!

Colocar santo Antônio de cabeça para baixo e não corrigir a posição enquanto o milagre não for realizado!

Muitas outras simpatias existem e cada um acredita em uma delas! Se você está precisando arrumar namorado ou coisas afins, não perca tempo, recorra a Santo Antônio! Dizem que ele “não brinca em serviço”! 

Compartilhar: