Globalização

Globalização

      A Globalização foi um bem ou um mal para a humanidade?

Poderíamos pensar que em termos de economia a abertura dos negócios e do turismo entre os países, foi um bem! As empresas estavam produzindo cada vez mais, os empregos estavam aumentando, os ganhos e gastos faziam a economia melhorar, as companhias de ônibus, trens, caminhões de transporte, a aviação civil e de carga,  os cruzeiros de navios luxuosos mostravam um mundo aparentemente cada vez melhor!  Aviões e navios de cruzeiros estavam abarrotados! Os times de futebol pagavam preços milionários pelos jogadores. Os europeus e chineses comandavam essas compras! Jogadores de futebol, assim como cantores, nem todos merecedores, ganhavam milhões em libra esterlina, euro, dólar e em moedas variadas de outros países! Os clubes não se contentavam em ser campeões regionais, estaduais, europeus, sul-americanos etc. Eles queriam ser campeões do mundo! Nunca se sabia qual era o valor do passe de um jogador, o  quanto ganhavam por temporada! No Brasil o sonho do jogador de futebol era jogar na Europa! Outros, não se importavam em ir para  China,  Japão ou outros países longínquos! O que importava era o dinheiro que iriam ganhar, o status que iriam atingir!

    Muitos conseguiram seu intento, mas muitos, não!

    Tínhamos a impressão de que estávamos vivendo uma nova época de descobrimentos como a do final do século XV e início do século XVI! O mundo deveria ser conquistado a qualquer preço! As pessoas queriam gastar, viajar, invadir o mundo! Os gastos eram inimagináveis! Pessoas gastavam o que tinham e o que não tinham!  Os ricos não falavam outra coisa, nas reuniões entre amigos, além das viagens que haviam feito e as futuras que estavam planejadas!  Costumavam dizer que viajar era  ter cultura!  Se perguntássemos se haviam lido um livro, a resposta era sempre a mesma: "não gosto de ler"! Os menos aquinhoados, muitas vezes, passavam necessidades familiares para pagar  a mensalidade das  viagens que queriam fazer! A viagem era mais importante que o pão, o conforto, a saúde, o estudo dos filhos! Feita a mesma pergunta a esses, eles diziam: "livro é muito caro! Eu gasto meu dinheirinho com viagens!"

    Quando iam aos consultórios médicos e mesmo ao SUS, quase que exigiam amostras gratuitas ou fornecidas pelo governo. Se os  "Postinhos de Saúde" não fornecessem os medicamentos, falavam mal do governo!

    Ao falar  sobre as mulheres, víamos que se elas  vestissem um vestido e fossem à uma reunião ou festa, não poderiam repeti-lo no próximo encontro! As amigas já o haviam visto! Era  "pecado" repeti-lo!

    Trocar carros, celulares e até mulheres, fazia parte do quotidiano de muitos homens! Cartões de crédito? Quantos, cada pessoa tinha?

   Quanta coisa mais teria para comentar!

   Tempos de globalização! Tempos de gastança desenfreada!  "Poupar"?  "A vida é curta!"

    Esse foi o mundo que,  em minha modesta opinião, chegou ao auge de tudo o que grande parte das pessoas queria chegar! Precisávamos ir tão alto assim?

A globalização foi um bem ou foi um mal para a humanidade? Vamos pensar? Que tal esquecermos um pouco do mundo e voltarmos nosso pensamento para Deus e a família?

 

Compartilhar: