H1N1

H1N1

O Brasil é um país sensacional! Não estou falando de maneira eufórica para dizer  que   tudo que aqui acontece aparece de maneira espetacular. Falo que a cada momento, a cada dia surgem novidades que nos causam intensas sensações! Se você acha que estou falando de política, está enganado, embora o assunto do qual vou falar tem muito a ver com o descaso da política brasileira! Vou falar sobre gripe, mais precisamente sobre a  influenza A- H1N1.  A influenza A -H1Ni, nada mais é do que a variação do vírus da gripe comum!  Existem 3 variedades de influenza: A, B e C. Vamos falar sobre o tipo A, a antiga gripe aviária e suína que começou a atacar o ser humano. Ela é provocada pelo vírus H1N1. A gripe suína passou a receber o  nome de influenza tipo A para que as pessoas não ficassem com medo de ingerir carne de suínos. Trabalhos nos Estados unidos provaram que a carne suína manipulada com higiene, não transmite a doença.

  O H1N1 é altamente contagioso. Contamina as pessoas principalmente por intermédio do espirro, da tosse e de secreções contaminadas quando as pessoas , com as mãos, entram em contato com elas e levam as mãos à boca, aos olhos ou  ao nariz. É por isso que os médicos pedem para as pessoas lavarem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente se trabalharem ou passarem por ambientes de risco como hospitais, ambulatórios, postos de saúde etc. O álcool também protege as mãos, quando puder ser usado!

   Muitas vezes as pessoas já podem estar contaminadas e estarem contaminando outras, antes de sentirem os sintomas. O período de incubação dura cerca de 2-3 dias, mas a contaminação poderá estar acontecendo, também durante esse período. Os sintomas duram cerca de 7 dias e o risco de contaminação continua por esse tempo. O melhor método para evitar a doença é fazer a vacina. As vacinas podem ser de dois tipos: as trivalentes que protegem contra dois tipos da influenza A e um da B e a tetravalente que imuniza contra os três citados e mais um da B.

  Além da vacina, temos outros métodos que devemos observar para tentar evitar a contaminação. Evitar ficar em lugares fechados, muito frios; ter uma boa alimentação comendo  legumes, verduras, frutas, alimentos com boa quantidade de proteínas e sais minerais; evitar  levar, sem necessidade,  crianças e idosos a ambientes de risco, que além dos citados podem ser farmácias, postos de saúde, ambulatórios supermercados, cinemas, padarias, sorveterias, confeitarias e outros ambientes onde possa haver contaminação por secreções deixadas por pessoas doentes. Se isso não puder ser evitado, não podemos esquecer de lavar as nossas e as mãos das crianças com água e sabão ou desinfetá-las com álcool.  Salões de reuniões, igrejas, shows etc. devem permanecer com as portas abertas. O confinamento de pessoas traz grande risco!   O H1N1 não respeita nenhuma idade, mas crianças e idosos, por terem menor resistência, são os que correm risco maior.

  Os sintomas da gripe provocada pelo H1N1 começam como qualquer gripe, mas pode piorar levando a pessoa a ter febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, mal estar, vômitos, diarreia, dificuldade para respirar, perda do apetite e outros.

A vacina está para chegar em Ribeirão Preto e conforme noticiário, as pessoas que trabalham na área da  saúde, crianças e idosos deverão ser vacinados com prioridade. Os demais serão vacinados a seguir.

Não deixem de ser vacinados. Não devemos correr risco! 

Compartilhar: