Inverno

Inverno

    O inverno veio chegando como se não quisesse nada. Antes dele, mandou seus ventos precursores e nuvens preguiçosas para anunciar que ele viria, embora sem  pressa. O dia de seu aniversário passou sem nenhuma comemoração. Seus predecessores, fantasiados de outono, gostaram de passear por aqui e por aqui ficaram por mais tempo do que o anunciado. Indicaram-nos que o chefe chegaria mais tarde. As pessoas mais chegadas ao calor bateram palmas, não somente por satisfação, mas para aquecer as mãos, preparando-se para o frio que deveriam enfrentar.

   Atrasado, meio confuso, tentando trazer chuva, tempestade, ele vem chegando. Com esta chegada assusta a alguns tementes de frio, chuvas fortes e ventanias, anima a outros, que estão com lojas lotadas de agasalhos e ainda não venderam e a outros deixa na expectativa de que as mangas e outras frutas não caiam dos pés e não lhes deem prejuízo.

  Nos tempos atuais, os anunciadores da previsão do tempo adquiriram grande notoriedade. Ninguém sai de casa sem antes ver as noticias sobre o tempo.

     Tempo de inverno é tempo interessante. As gripes aumentam, os consultórios dos pediatras aumentam a frequência de crianças e os dos ortopedistas reumatologistas e cardiologistas aumentam a quantidade de idosos. Crianças sofrem, mães sofrem, médicos sofrem pelo excesso de crianças e falta de leitos. Da mesma forma os adultos e seus médicos sofrem pelo mesmo fato. Crianças mais novas sofrem porque ainda não adquiriram a imunidade suficiente e os idosos porque começaram a perdê-la!

  Na época do inverno o sol deve ser mais valorizado. Por muitos motivos crianças e adultos precisam do sol, principalmente o da manhã!

   Ambientes fechados com muita gente devem ser evitados! Reuniões, igrejas, festas disseminam facilmente as infecções pulmonares e afins. É comum vermos recém-nascidos respirando o ar viciado em algumas reuniões. Isto está completamente contraindicado! Crianças e idosos devem ser bem protegidos porque a pneumonia está grassando entre esses cidadãos!  Em relação aos esportistas é muito importante que façam intenso aquecimento antes de entrarem nas quadras e campos de competições.

     Precisamos tomar cuidado com o consumo excessivo de calorias e o aumento de peso. No inverno há tendência ao maior consumo de calorias! Contra o frio devemos usar protetores, como roupas apropriadas e outros métodos modernos como aquecedores. Os frequentadores de  academias de ginástica não podem esquecer do aquecimento prévio antes de entrar na atividade principal.

  Por fim, temos de ter cuidado com os casacos e guarda-chuvas, sempre recomendados nessa época! Em geral, nós os esquecemos,  nos consultórios médicos, nos ônibus  e em outros lugares em que  paramos por algum tempo.

Cuidado! Se você é idoso ou tem criança muito jovem, leia de novo este artigo! 

Compartilhar: