A juventude terá conserto?

A juventude terá conserto?

É muito conhecido em Ribeirão Preto e região o célebre concerto Juventude Tem Concerto, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, da qual sou o diretor de patrimônio. Isso, por sinal, muito me enobrece. A nossa Orquestra Sinfônica prima pela juventude e tudo faz para que essa juventude cresça com cultura e sabedoria. Se a juventude está tendo concerto aqui em Ribeirão Preto, tenho a impressão de que a juventude do Brasil, em linhas gerais, não está tendo conserto.

Fiquei assustado nestes últimos dias ao ver que duas adolescentes deram cabo à vida por não tolerarem as bobagens que fizeram nos seus momentos de suposta satisfação física e psicológica. Assusto-me, mais ainda, quando vejo pessoas falarem que o futuro do país está nos jovens. Tenho certeza de que cronologicamente o futuro está nas mãos deles, mas temo em relação às suas atitudes.

Como duas jovens que mal começaram a viver a vida, criam situações tão embaraçosas de onde  não são capazes de sair e a saída nada mais é do que a morte? O que está acontecendo? Na época de minha juventude eu tinha a impressão de que o mundo estava à mercê da juventude e tudo no mundo deveria ser conquistado por aquela juventude sadia, sonhadora e forte, física e psicologicamente!

Penso que naquela época o jovem tinha força, determinação, vontade de vencer! Ele via o futuro como se visse a estrada pela qual teria de passar, sempre eufórico e corajoso! O mundo parecia confiar no jovem! O jovem parecia confiar no mundo! Eu vivi a minha juventude nos famosos e idolatrados anos 60.

Parece que tudo, o que havia de acontecer, aconteceu nessa época! Foi o tempo dos Beatles, dos Rollings Stones, do estouro da música popular brasileira, da Copa do mundo de 1970, das grandes orquestras nacionais e internacionais, do Frank Sinatra, do Fred Astaire e de tantos outros artistas que incendiaram o mundo.

Era a época dos grandes carnavais, onde o maior pecado era usar o lance perfume nas costas das meninas e de vez em quando cheirar uma gota no lenço! Tudo parecia lindo! O amor era amor! O beijo era beijo! O amasso era amasso! O sexo era praticado entre os casados e nas casas de prostituição para os solteiros e os descasados!

A grande revolução do mundo aconteceu nessa época: a pílula! A pílula veio mudar o mundo! A pílula veio para controlar o grande problema da natalidade, mas a natalidade estourou depois do advento da pílula! Nunca houve tantas gravidezes de menores na história do mundo, antes da descoberta da pílula! A pílula abriu a porteira para o sexo e para as gravidezes indesejadas!

O grande problema da pílula não foi a tentativa de se evitar a gravidez, fato louvável num mundo em que não está havendo lugar para novos habitantes!  O grande problema da pílula foi o seu uso indiscriminado por pessoas ignorantes que queriam dela, não um resultado científico e benfazejo, mas um milagre. A pílula bem usada é um grande benefício! Mal usada, é um desastre!

Outros costumes foram mudando! O uso do refrigerante foi sendo substituído pelo do  álcool! O horário de se sair de casa foi ficando cada vez mais largo! Antes se saía às sete da noite para se voltar às dez! Hoje se sai às onze, sem se ter hora para voltar! A liberdade tomou conta da juventude! Hoje, tudo pode! Hoje, tudo é válido!

Ser virgem aos 15 anos é um defeito imperdoável! Não beber cerveja aos 12 anos é ser é ser criança!  O verbo ficar trocou o seu significado! Casar está fora de moda! O divórcio está ficando mais comum  do que o casamento! O nome
namorido substituiu o de namorado.

Amante perdeu o seu significado! Amásia?  Concubina? Alguém sabe o que isso significa hoje em dia?  A farra e a anarquia tomaram conta do mundo! Não há mais regras! Estou com a impressão de que a regra que vale é a de que se deve aproveitar a vida  da  maneira que for possível!

Carros estão atrapalhando o trânsito! Pessoas que não têm dinheiro para comprar o leite para os filhos estão comprando gasolina no cartão de crédito com altos juros! Nunca houve tanta inadimplência! Nunca houve no país tantos diplomas inúteis e tanta falta de mão de obra especializada!

Estou com a sensação de que o Brasil está naquele clima de fim de festa, onde todo mundo fez o que quis e ninguém  se responsabilizou por nada! O que está acontecendo com o nosso país? O que  estão  esperando as autoridades, as pessoas que fazem as leis, os que as executam! O que estão esperando  os pais de família? Não está na hora deste país acordar?

Somente lamentamos e nos indignamos quando vemos na televisão meninas que não tiveram coragem de viver e se mataram? Acordem, pais de família! Acordem, pessoas que fazem as leis e que as executam!  Amanhã, os filhos mortos poderão ser os seus. Não adianta chorar sobre o túmulo, quando a responsabilidade é toda sua!

Pais e mães, vocês têm grande responsabilidade em tudo o que está acontecendo!  Não queiram jogar a responsabilidade nas costas do mundo por que ele não tem costas, ele somente tem cara! E como é falsa a cara do mundo.

Compartilhar: