Nilva Mariani

Nilva Mariani

 Nilva Mariani

 

A Academia Ribeirãopretana de Letras, mais uma vez está de luto! Ela teve uma grande baixa nas fileiras  de combate à ignorância, à falta de saber! Faleceu  Nilva Mariani, a  lutadora implacável  na eterna  batalha contra o grande mal que assola a nossa juventude e o nosso país.  Nilva lutou bravamente até o seu último suspiro. Eu a acompanhei de perto em sua batalha final! Ela não se apequenou nem por um instante! Não fazia parte do seu modo de pensa, acomodar-se! Dois dias antes de sua morte estive com ela no hospital e ela me garantiu que iria para casa para continuar lutando contra o mal que a afligia há algum tempo! Nilva era forte, destemida, porém, serena! Ela tinha a sabedoria dos grandes mestres, dos predestinados! Nunca vi Nilva levantar a voz para ter de ser ouvida! Ela falava baixo e macio, sem malabarismos, sem sofisticações na linguagem!

  Podemos dizer, sem medo de comparações que Nilva Mariani foi a grande "pequena notável" brasileira! Franzina, miúda e magra, voz suave e cativante, foi grande e se fez ouvir, não somente por intermédio de suas palavras, suas aulas, seus escritos, mas pela sua atitude de mulher corajosa e decidida que a tudo enfrentou na vida. Nilva não tinha inimigos! Ninguém olhava para ela com olho torto1 Ela era amiga de tudo e de todos! Ela foi grande em todos os setores da vida! Como mulher, como mãe, como dona de família, como professora, como escritora, como declamadora!  Escreveu e declamou como poucos! Ela partiu! Seu pequeno corpo vai desaparecer entre nós, como o corpo de todos nós, mas a sua alma, os seus versos, os seus escritos, em geral, vão continuar entre nós! Seus versos cândidos e românticos aqui continuarão, para a lembrança dela permaneça entre nós!

  Nilva Mariani foi a grande lutadora na arena da educação! Escreveu muitos livros e deu milhares e milhares de aulas e de palestra! Ela vai deixar saudade, não somente entre os seus alunos, mas, principalmente entre os amigos que com ela conviviam no seu dia a dia! Ela deu prova de seu caráter firme e empreendedor na nossa Academia Ribeirãopretana de Letras! Ela deixou uma grande lacuna na nossa Academia! Seu nome jamais será esquecido entre os colegas da Academia e entre as pessoas que a conheceram! Tenho certeza de que enquanto houver um livro de poemas,  uma reunião de escritores, uma sala de aulas, um sarau de poetas, seu nome será lembrado e elogiado por todos!

      A  Academia Ribeirãopretana de Letras está de luto! Ribeirão Preto e o país estão de luto! A bandeira da ARL, mais uma vez vai homenagear o velório de um dos seus acadêmicos, sendo estendida sobre um corpo inerte que lutou até ao fim!

  Vá em paz, cara amiga! Vá velar por nós junto ao Deus das alturas! Vá fazer no céu o que sempre gostou de fazer aqui na terra: ensinar, escrever, fazer versos, declamar! 

  Que bom, Nilva Mariani que você conviveu conosco em todos estes anos! Quanto ensinamento você nos deu! Que bom que você foi professora, escritora, poeta, exemplo para tudo e para todos. Que bom que você deixou um pedacinho de seu ser, por intermédio de seus versos! Tenho certeza de que daqui para a frente, sempre ouviremos referências ótimas sobre o seu nome. Copiando a ideia que deixei em um dos meus livros, vou dizer: Nilva Mariani passou por aqui!

 

Nelson Jacintho

Presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras

 

Compartilhar: