Novembro Azul? Novembro Verde?

Novembro Azul? Novembro Verde?

   A criatividade do homem é de uma realidade indescritível! O homem, quando digo homem estou me referindo ao  ser humano, tem uma capacidade inventiva sensacional. Não é que deram o nome de Novembro Azul para lançar a Campanha de Combate ao Câncer de Próstata?  Espetacular, não foi?  A campanha, seja pelo nome, pela insistência  ou por qualquer  outro motivo, está estimulando os homens a irem ao médico para  verem como anda a sua próstata! Fato admirável, principalmente para mim que sou médico e vejo o alcance dessa iniciativa! Parabéns aos criadores de   campanha tão entusiasmante! Tão entusiasmante que resolvi imitá-la e criar o Novembro Verde para o clima maravilhoso que está nos trazendo chuva abundante e sol maravilhoso para estimular a fotossíntese das plantas! Se alguém não reparou, vale a pena reparar na vegetação que temos na cidade e no entorno dela! Está maravilhosamente verde!

  Unindo o entusiasmo pela campanha do Novembro Azul, com a minha  do Novembro Verde (desculpem-me se alguém já havia dito isso) estou exultante com o desfecho de cada uma!  A campanha do combate ao câncer e a chamada de atenção sobre o verde de nossos jardins e nossos campos deu-me grande contentamento e inspiração para que eu escrevesse este pequeno texto que nada  mais é do que um Novembro Azul unido ao Novembro Verde!

 

Como lembrete quero dizer que em vários países do mundo é comemorado o Dia Internacional do Homem, conhecido como "Internacional Men's  Day",  dia 19 de novembro que começou a ser comemorado no ano de 1992.  Essa data foi criada pelo médico Jerome Telucksingh, de Trinidad e Tobago. Ele criou esse dia para chamar a atenção dos homens para a saúde de cada um!  A criação teve total aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU). O novembro (november) foi trocado por alguns pândegos como Movember, mudando a letra N por M, inicial da palavra "Moustache" (bigode). Essa troca de letras deu bom resultado na campanha da época, como o nosso Novembro Azul!

Se você é homem, tenha ou não bigode, entre na onda, Procure o seu médico, peça orientação, não se acanhe!   Sabemos que o homem brasileiro sente algum constrangimento  em procurar o médico urologista para fazer o tão comentado exame de toque retal, um exame rapidíssimo que não dura mais do que poucos segundos! Complexo de machismo? Bobagem! Não há macho que resista a um câncer de próstata não tratado! O machismo  vai diminuindo à medida que o câncer vai aumentando!

  Macho é aquele que mantém a próstata em dia, se é que isto lhe diga algum respeito!

  Viva o Dia Internacional do Homem! Viva o Novembro Azul e o Novembro Verde! Viva a vida porque ela é o nosso melhor tesouro! 

Compartilhar: