O que o homem é?

O que o homem é?

O que o homem é? É o que pensa ou o que faz?

A vida é melhor vivida se for bem pensada ou apenas se, pragmática?

O pensamento tem limite para cada um dentro de sua capacidade cultural e cognitiva ou é amplo, incomensurável, ilimitado, incompreensível?

"Penso, logo existo". Está certo o grande filósofo francês René Descartes ou ele teve uma abstração de seu quotidiano e uma pequena fagulha lhe escapou do grande incêndio interior que todos os filósofos têm, para  provocar outros pequenos incêndios na mente de outros semeadores de esperança perdidos num mundo onde a desesperança domina?

O mundo se resume ao que se conhece, ao que aparece nos mapas e nas fotografias dos satélites, ao que se pensa existir ou ele vai mais além do que se consegue imaginar?

O pensamento acaba no fim do cosmos e nas profundezas do micro-cosmos?

Ganham-se prêmios Nobel nas mais diversas partes do mundo, principalmente nas partes que mais pensam e mais trabalham! O pensamento dessas pessoas vai mais longe?

Existe pensamento classe A e classe B?

O  pensamento não tem limite ou o limite de cada um acaba logo ali no sorriso de uma linda mulher, de um carro último tipo, de um cartão da megacena recheado de cruzados e sonhos extravagantes?

O pensamento acaba quando chega a necessidade? Por que certas pessoas param de pensar quando atingem a sua meta?

Já se falou que as pessoas usam apenas 3% de sua capacidade intelectual! Por que essa pessoa disse isso? Era um sábio ou estava usando apenas 3% de seu cérebro? Por que grande parte das pessoas, falam isto e convencem outras a acreditar em uma hipótese sem nenhum fundamento?

O homem está condicionado a pensar pequeno e por isso não desenvolve a sua intelectualidade ao ponto de ignorar frases instintivas como essa que foi chutada para o ar sem saber aonde iria parar, mas atingiu a plateia e pôs fogo em pessoas dominadas pela paixão e pelo ódio, sentimentos quase gêmeos e que se fundem!

A felicidade existe? Essa sensação de bem estar que nos faz abrir os lábios e sorrir, nos faz acariciar a cabeça de uma criança ou beijar a mulher amada! Isso é felicidade?

Sabemos que a adrenalina aumenta e faz o coração acelerar, os pulmões ficarem presos e o cérebro e os músculos ficarem de prontidão para um possível ataque ou uma provável fuga, nos casos de muita alegria ou de muito medo! Por que acontece isso? Por que alegria e medo, situações completamente diferentes  são provocados pela  mesma reação adrenérgica? Estamos presos aos famigerados 3% impostos aos nossos sentidos e por isso não somos capazes de compreender e de avançar?

O homem é mais carne ou mais espírito? Quem domina quem? Dizem os psicólogos e psiquiatras que na mente existe o consciente e o inconsciente! Haveria dois espíritos?

Como retirar a estátua (pensamento)  do toco de madeira que se está lavrando (cérebro humano) com ferramentas tão desatualizadas como as que estamos usando atualmente?(desenvolvimento intelectual).

Há pensamentos além do pensamento conhecido e usado?

Estão mentindo ou estão iludidos os poetas quando dizem que para o poeta o pensamento não tem limites? Há outros limites além do limite imaginado pelos poetas?

O que é maior, o universo ou o pensamento humano? O pensamento humano é capaz de imaginar o tamanho do universo?

Onde a vida acaba? No parar de pulsar do coração? No parar de raciocinar do cérebro? No parar do funcionamento de todos os órgãos? Quem garante que todos os órgãos pararam?

Se  sabemos quase nada do que comentamos, por que continuamos a falar línguas diferentes? Para continuarmos a não nos entendermos? Por que tantos roubos, tantas desavenças, tantas guerras? Chego à conclusão que não estamos usando nem os 3% da capacidade intelectual que  alguém disse e nós acreditamos!                                          

 

 

Compartilhar: