O terrível horário de verão!

O terrível horário de verão!

 

O horário de verão foi estabelecido no Brasil a partir de 1º de outubro de 1931, através do decreto Nº 20 466. Foi instituído para todo o território nacional. Naquela época os “sabidos” do governo não sabiam que os estados mais próximos da linha do equador não apresentavam grandes diferenças entre a duração dos dias e das noites. Logo verificaram a bobagem que haviam feito e o horário foi estabelecido para os estados mais distantes. Para a felicidade de muitas pessoas, o horário de verão nunca teve unanimidade e foi cancelado em várias ocasiões! Os que tinham poder, assim como é hoje, sempre passavam para trás, os que tinham razão! Na Bahia, os baianos o criaram em 2011, mas um ano depois, os baianos, patrícios de Ruy Barbosa, trataram de eliminá-lo.  Tocantins criou-o em 2012 e cortou-o em 2013! Espertos esses baianos e esses tocantinenses!

   Atualmente o horário de verão está instituído nas regiões sul, sudeste, leste e centro-oeste!

  Neste ano, políticos mais conscientes quiseram revogá-lo, mas não obtiveram êxito! O sacrifício continuou!

  A teoria da diminuição de energia gasta nos chamados picos de uso está indo por terra! A energia gasta nos picos não tem o mesmo preço da gasta nos horários normais? Será que se você for tomar banho mais cedo ou mais tarde, vai gastar mais ou menos energia?  Quando você acende as lâmpadas de sua casa às seis da manhã para acordar seu filho para chegar com ele às sete, não gastou mais energia  do que se ele estivesse dormindo com a luz apagada? Você não gasta mais energia quando tem de fazer o café da manhã, quando ainda está escuro? A energia gasta às seis horas da manhã é mais barata que a que você gasta à entrada da noite?

  Fico com muita pena das crianças que dormem sobre a mesa do café da manhã porque essa hora é hora de estar dormindo com aquele sono gostoso, hora de estar sonhando com anjos, voando pelo espaço! Que crueldade se faz com as crianças! Que crueldade  que se faz com os médicos que iniciam cirurgias às sete da manhã e  devem estar dentro do centro cirúrgico e que tiveram de acender as luzes de casa para acordar, fazer barba, fazer café e sair correndo às seis e pouco da manhã, acordados e com suas faculdades mentais em pleno funcionamento! Que crueldade para as pessoas que pegam dois, três ônibus nas grandes cidades para não chegarem atrasados ao trabalho e para aqueles que saem atropelando o mundo com seu carro  para não se atrasarem!

  Além de tudo, a mudança de horário prejudica muito o relógio biológico das pessoas!

  Em muitas, causa mal estar, cefaléia, nervosismo, diminuição da atenção e da capacidade de aprendizado, diminuição dos reflexos. Acidentes de carros e outros meios de transporte aumentam no horário de verão. A University  of British Columbia, no Canadá fez um estudo que comprovou aumento de 8%  nos acidentes, no dia seguinte ao estabelecimento do horário de verão.

  Em  minha opinião, o horário de verão somente serve para você começar a descansar mais cedo, no fim da tarde, o que você se cansou no começo da manhã!

  Alguns políticos em Brasília, já se conscientizaram dos malefícios do horário de verão!

  Tomara que este seja o último! A economia no gasto de energia (se houver), compensa os gastos dos acidentes nas fábricas e nas ruas? Creio que não!

 

Compartilhar: