Obesidade na criança e doenças ortopédicas

Obesidade na criança e doenças ortopédicas

As avós e as mães antigas sempre ditaram os  “bons conceitos” em relação à saúde das crianças.  Nessa época, mães e avós achavam que as crianças gordas e rechonchudas com  pregas exuberantes nos membros superiores e inferiores  é que eram lindas e tinham  boa saúde.  Esse conceito de beleza e saúde  nunca foi aceito pela medicina, embora todas mães antigas o glorificaram e muitas modernas, ainda o glorifiquem.  Temos que entender que criança obesa não é sadia, e sim, doente! Obesidade é doença em qualquer  idade! Os problemas ocasionados por ela são graves em qualquer época da vida!  Desde o nascimento até a velhice, a obesidade deve ser tratada como tal!   O sobrepeso deve ser evitado em qualquer idade! Mães diabéticas, em geral  produzem filhos com excesso de peso. É necessário que vigiemos as mães diabéticas para que isso não aconteça e depois do nascimento,  cuidarmos  dessas crianças!

Com o crescimento a criança pode adquirir alguns problemas ortopédicos. Vejamos alguns deles: A ortopedia sabe que as crianças nascem com os joelhos em  varos  ( joelhos distanciados um do outro, formando  arco para fora). Com o passar do tempo vão tendendo ao genovalgos  (joelhos em X)  e depois à posição normal. Se a criança tem excesso de peso essa correção natural pode não acontecer.  Assim, a criança poderá crescer com defeitos de postura que vão  lhe trazer problemas futuros como  desgastes articulares.

A apofisite dos calcâneos é outra doença ortopédica que pode aparecer entre os quatro e doze anos de idade.  É doença que afeta a placa de crescimento do calcâneo e provoca dor intensa quando a criança bate o calcanhar no chão ao deambular. A falta de tratamento dessa doença poderá leva  a criança à grande dificuldade de  deambulação.  Veremos  essa doença com mais detalhes em outra oportunidade.  A obesidade provoca o atraso da cura dessa  apofisite por causa do peso corporal da criança e do maior trauma no calcanhar à deambulação

Outro problema sério para as crianças obesas é o aumento do colesterol, que pode começar a afetar  os vasos do coração e de outras partes  do corpo levando-os a doenças muito mais sérias durante a vida.

Problemas de escolioses congênitas e outras  deformidades da coluna tendem a piorar com o aumento de peso das crianças. Os pés planos  tornam-se mais planos à medida que o peso aumenta. Fraturas  de membros superiores tendem a ser mais graves nas crianças obesas devido ao trauma que recebem com a queda.  Crianças obesas, em geral, são preguiçosas e não gostam de fazer exercícios, colaborando  assim com o aumento de peso. O exercício é sempre necessário para o bom desenvolvimento da criança.  Criança obesa, via de regra, se torna adulto obeso!

Mães  e avós corujas,  não queiram fazer de seus queridos filhos e netos  pessoas obesas.

Acreditem!  A obesidade é uma doença que pode trazer junto com ela outras doenças grave

Nelson Jacintho é médico ortopedista e escritor. É presidente da Academia Ribeirãopretana  de Letras.

Compartilhar: