Olimpíadas

Olimpíadas

    As olimpíadas nasceram na Grécia. Os gregos sempre foram pessoas muito alegres.  Desde a Grécia antiga gostam de festas. Como naquela época não havia internet, as pessoas viviam nas comunidades em grande relacionamento. Faziam festas de rua onde homenageavam seus deuses e seus heróis, com muita simplicidade. Plantios, colheitas, chuvas, sol, rios e outros acontecimentos naturais  eram motivos para comemoração. Lembrem-se! O Renascimento, o  cinema, a televisão e a internet, cada um em seu tempo,  vieram muitos anos depois! Automóvel, trem,  avião e outros meios de condução são obras do homem moderno!

   Zeus era o deus do universo e era responsável por tudo o que acontecia no mundo! Ele era homenageado pelos gregos com muita fé!  Dizem que a criação dos jogos olímpicos foi para homenageá-lo, por volta do ano 2500 antes de Cristo. Enquanto os homens homenageavam Zeus, as mulheres homenageavam  a deusa Hera, sua irmã que se tornou sua esposa!  Muitos anos se  passaram  antes que os jogos olímpicos fossem efetivados! Somente em 776 antes de Cristo aconteceram os primeiros!  Foram no Estádio Panathenais, na cidade de Olímpia. Os vencedores eram coroados com coroas feitas de folhas de louro e de oliveira!

  Quando os romanos invadiram a Grécia, no século II depois de Cristo, tentaram acabar com a tradição de muitos costumes para combater o politeísmo grego.  O imperador Teodósio, que adotara o cristianismo, no fim do século IV depois de Cristo, proibiu os jogos olímpicos. 

   Na era moderna em 1896, os gregos voltaram aos jogos olímpicos por iniciativa do francês Pierre  de Fredy, que ficou conhecido como o Barão de Cobertin, com  a participação de 13 países, segundo relata a história. Os vencedores ganharam medalhas de ouro e  um ramo de oliveira

   O sentido das Olimpíadas é o de promover a paz, o bom relacionamento, a confraternização entre os povos. Apesar disso, houve alguns problemas. Em 1916, em razão da 1ª Guerra Mundial, a olimpíada que deveria ser disputada na Alemanha, não foi realizada.   As olimpíadas de 1940 e 1944, também não foram realizadas em razão da 2ª Guerra Mundial. Em 1936, nas Olimpíadas de Berlim, Hitler imbuído da supremacia da raça ariana, não compareceu à entrega das quatro medalhas de ouro  ganhas pelo negro americano  Jesse Owens na modalidade corrida.

   Em 1972 houve o massacre contra os atletas de Israel, provocado por palestinos. Morreram onze atletas israelenses.

   O lema das Olimpíadas sugerido por Cobertin em 1894: “Citius, altius, fortius”  (mais rápido, mais alto, mais forte)   foi oficialmente introduzido em 1924.

  A bandeira das Olimpíadas foi criada por Cobertin em  1913 e foi apresentada ao Congresso olímpico em 1914, em Paris.  Ela contém cinco círculos que representam os cinco continentes, Cada círculo tem uma cor. O azul representa a Europa; o amarelo, a Ásia; o preto, a África; o verde, a Oceania; o vermelho, as Américas.

 A Tocha Olímpica representa o fogo sagrado que Prometeus roubou de Zeus. Esta lenda vem da Grécia antiga, onde o fogo ficava acesso durante todo o tempo de uma olimpíada. As  Olimpíadas são realizadas de quatro em quatro anos.  Em 2016 no Rio de Janeiro. Em  2020, em Tóquio, no Japão.

    Vamos acompanhar a nossa Olimpíada e torcer pelos nossos atletas.

Compartilhar: