Osteoporose

Osteoporose

 A osteoporose nos faz lembrar de que estamos ficando velhos. Criança e adultos jovens não falam em osteoporose. Passamos mais da metade da vida sem nos referirmos a ela. Criança tem bronquite, diarréia, desidratação. Adulto jovem tem cefaléia, hérnia de hiato e tendinite. Velho tem osteoporose, cardiopatia e artrose! A osteoporose está disseminada pela população mais idosa! Ela vem chamando a atenção do mundo! Isto está acontecendo porque a medicina aumentou a longevidade do ser humano e deu mais tempo para que ela se manifestasse! A osteoporose e as artropatias são doenças características das pessoas mais velhas, assim como as cardiopatias. No Brasil, a longevidade, além de aumentar o tempo de vida dos idosos, aumentou a duração de muitas doenças crônicas. Ao aumentar o tempo de vida e das doenças crônicas dos idosos, a longevidade provocou dois sérios problemas para as autoridades governamentais: o gasto com o tratamento efetuado pelo SUS nos hospitais de todo o Brasil e o aumento do tempo das aposentadorias. Já ouvi alguns políticos comentarem a boca pequena que o mau atendimento médico no Brasil, está relacionado ao grande aumento de consultas e internações provocadas pelo aumento do número de idosos, e pelo aumento do número de aposentados. Será que os aposentados estão fazendo tanto mal ao Brasil? Eta país complicado, este nosso Brasil, quando é visto pelo olhar dos políticos!

Nos países mais adiantados como o Japão, os idosos são verdadeiros talismãs do país. Para eles, a experiência vale mais do que qualquer outra atividade. Lá os idosos são idolatrados! Quem sabe um dia chegaremos a valorizar os nossos idosos!

A osteoporose, em geral, acomete homens e mulheres, como dissemos, em idade mais avançada. As mulheres podem ser acometidas após a menopausa. Os homens o podem, após os cinquenta anos. Nem todos seres humanos, entretanto, estão sujeitos à doença. Estima-se que uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens poderão ser atacados por ela.

A osteoporose é uma doença que modifica a estrutura do osso, a qualidade óssea, a massa óssea. O osso forte e compacto do jovem, vai perdendo a sua qualidade, a sua massa óssea e pouco a pouco vai ficando poroso. Daí o nome de osteoporose: (ósteo) osso e (porose) poroso.

Para entendermos melhor a doença osteoporose vamos dar noções elementares da estrutura óssea. O osso, apesar de nos dar a impressão de que é um órgão duro e seco, quase sem vida, cuja função estaria apenas na sustentação do corpo, na realidade é um órgão maleável, muito irrigado e com uma vida muito intensa! Sustentar o corpo é apenas uma das funções dos ossos. O osso tem atividade durante as 24 horas do dia, ele não dorme! Você poderá dormir, mas a atividade do osso continuará durante o sono.

Os ossos são formados por duas camadas principais: a externa, chamada cortical, e a interna, chamada medular. Por fora dele, protegendo-o como se fosse uma capa de proteção há o periósteo, tecido fibroso e muito maleável. Falando de uma maneira bem didática poderemos dizer que o osso propriamente dito é formado por matéria orgânica e matéria mineral. As duas se complementam. Na orgânica o colágeno ósseo se destaca, enquanto na mineral estão os sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre e outros. O colágeno ósseo faz parte da matriz osteóide, assim como as proteínas do grupo dos mucopolissacarideos .

O osso tem dois grupos de células que se destacam na formação e na absorção óssea, respectivamente os osteoblastos e os osteoclastos. Enquanto você dorme, essas células estão trabalhando.

Na parte medular há a produção do sangue, pela medula óssea. É essa a famosa medula óssea dos transplantes de medula, muito usada no tratamento das leucemias. É daí, também que saem grande quantidade das também comentadas células tronco! Vejam como o osso, uma estrutura que aparentemente parece não servir para nada, tem funções tão importantes!

Nos jovens a doença óssea mais frequente é a fratura causada pelos pequenos e grandes acidentes. 
Nos idosos as doenças mais importantes são as artroses e a osteoporose. Das artroses falaremos em outra ocasião. A osteoporose é a grande causadora das fraturas dos idosos. As fraturas dos idosos são as grandes responsáveis por boa parte dos óbitos dos idosos. Cerca de 25% dos idosos operados por fraturas acabam em óbito dentro de um ano. Há de se notar que em muitos casos não há necessidade de queda do idoso para que haja a fratura; nesses casos o idoso cai porque houve a fratura e ele acabou por cair. A osteoporose avançou silenciosamente, não foi percebida e, por consequência não foi tratada. O osso, não tolerando o peso do corpo acabou por se fraturar.

O tratamento da osteoporose é necessário e imperativo. Vou tratar deste assunto em um próximo capítulo para falar sobre a prevenção e o tratamento desta importante patologia que ataca os nossos idosos.

Compartilhar: