A palavra

A palavra

O uso da palavra é uma das melhores comunicações entre os povos! Antes do homem aprender a fazer seus desenhos nas paredes das cavernas, a rabiscar seus hieróglifos, a  escrever, ele já  sabia falar!  Hoje, com o desenvolvimento dos computadores, dos tablets e outros meios mudos de comunicação, a palavra perdeu algum terreno. A palavra, entretanto  não se resume apenas à palavra falada e ouvida!  Ela pode ser transmitida pelo telefone normal ou celular, pela escrita, pela gravura, pela música e até mesmo pela imaginação!  A palavra pode ser usada para a conversa diária, para o cumprimento, a aprovação ou a desaprovação de um fato qualquer, para permitir ou condenar alguma ação ou atitude, para elogiar ou condenar e mais uma gama grande de fatos que podem acontecer na nossa vida. Além disso, pode ser falada e escrita em vários idiomas, pode ser criada ou inventada. Depois da palavra falada, a escrita é a que tem maior difusão em todo o mundo. O canto, também provoca a grande difusão da palavra! No canto, muitas vezes a melodia traz mais encanto do que a palavra, mas esta sempre estará presente de alguma forma!  Conheci um enfermeiro que trabalhou comigo que cantava as músicas dos Bee Gees  em inglês, sem saber o significado de nenhuma palavra da língua de Shakespeare. Ele tinha o dom da música e gostava de cantar!  Nós, muitas vezes ouvimos uma canção em língua que desconhecemos e a achamos linda! Aí está a grande magia da palavra! Ela nem precisa  ser entendida para nos provocar deleite.  O cantarolar, o assobiar, o apenas pensar naquela frase ou naquela palavra, nos traz, muitas vezes, grandes emoções. Esse é grande feitiço da palavra que muitas vezes não precisa ser falada, apenas pensada.  Muitas vezes usamos a pontuação reticência para significar o que teríamos vontade de escrever ou de falar! Não chegamos a pronunciar a palavra, mas o interlocutor a entende perfeitamente! Em outros casos o etc. é a palavra mais abundante e significativa para determinadas frases! Como o etc. pode significar um elogio ou uma provocação! Como vemos o etc. pequena palavra pode ter inúmeros significados e interpretações!

Dentre todas as maneiras de se apresentar a palavra, creio que a melhor delas é a que vem carregada de afeto, do olhar terno, do aperto de mão, do abraço. Essa palavra constrói, dá  entusiasmo, dá vida! Quantas vezes vimos pessoas arrasadas se levantarem após uma palavra de estímulo!  Quantos suicídios deixaram de ser cometidos após  algumas palavras de convencimento  de que aquele ato a nada levaria!  Quantas palavras, entretanto levaram pessoas a destruírem a vida, simplesmente por vingança vã e maldosa!  O uso da palavra tem uma força extraordinária! Essa força pode ser usada para o bem e para o mal!

As eleições estão chegando! Os políticos têm treino especial para o uso da palavra! Aprenda a ouvir, a interpretar, a dissecar o que eles estão dizendo! Da interpretação das palavras, muitas vezes, depende o futuro do nosso país!


       Nelson Jacinfho é médico e escritor. É presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras

Compartilhar: