Palavras de um médico...

Palavras de um médico...

 

   Saia da frente da televisão! Saia da frente da televisão! Entendeu? Não?

   Vamos à explicação!

   A televisão, já faz algum tempo, resolveu mostrar para nós, apenas as coisas erradas e as desgraças do Brasil!  Raramente mostra coisas boas, apesar de existirem!

   Com a chegada do coronavirus, piorou! Não fala outra coisa!

   É importante falar, orientar? Sim, mas como suportar tal massacre durante 24 horas, dias a dias sem parar? Creio que o povo já entendeu! Não  há necessidade de exagerar, amedrontar e criar oportunidades para que outras doenças  venham a se manifestar!

  Nossos olhos têm  limite de capacidade  de tolerância aos raios luminosos dos aparelhos de TV. Nossa coluna vertebral tem limite para ficar recostada  em sofás. (Melhor seria se nuncas usássemos os sofás). Nossos joelhos não toleram ficar por horas a fio, dobrados e nossa circulação reclama da inércia de nosso corpo que sentado não a ativa! Não preciso falar dos músculos, dos  intestinos, dos pulmões, do coração, do fígado e tantos outros órgãos que, com o repouso  contínuo, quase que absoluto, são prejudicados nas suas funções diuturnas.

   Para o corpo físico, podemos afirmar que esse repouso forçado é um desastre em relação à saúde! Há remédio para isso? Sim! Desligue a televisão e passe a andar dentro de casa! Não faça isso sozinho! Chame os filhos e a esposa para fazerem o mesmo! Andem e parem por alguns segundos para olhar os quadros das paredes  e continuem a andar, arrumem a cadeira e o sofá que você acha que está fora do lugar; se estiverem  no lugar, retirem-nos para pô-lo na volta. Estimule as crianças a fazer isso e a brincar de correr, pular, respirar fundo, fazer algumas ginásticas!  Dobre os joelhos, erga o corpo, ande na ponta dos pés, levante e abaixe os braços, pule,  faça movimento! Faça o famoso cruzeiro dentro de casa! Chame a família para ir à janela, bater palmas para o vento e a luz solar!  Crie, invente jeito de se mexer!  Queime as calorias que você deixou de gastar no trabalho!  Cansou? Leve as crianças para a cozinha! Ensine-as a fazer pequenas guloseimas! Coma com elas! Tudo isso é salutar!

   É importante cuidarmos da parte física do corpo, mas não podemos deixar de lado a parte psicológica! Todos, já ouvimos falar na famosa frase do poeta romano Juvenal, usada em um de seus poemas: "Mens sana  in corpore sano" ! Não podemos descuidar da parte mental, psicológica! A depressão anda por aí à caça de pessoas que usam pouco a mente!  Precisamos, a todo o tempo, estimulá-la como estimulamos o corpo! Corpo e mente têm de trabalhar em uníssono! O nosso sistema imunológico tem a importante  função de defender o corpo de agressões externas como as doenças de qualquer natureza! A mente tem grande influência sobre  o sistema imunológico! Quando a mente fica doente, o sistema imunológica diminui o seu trabalho, o corpo fica mais exposto a qualquer tipo de doença, inclusive a doença provocada pelo coronavirus! Repetimos: nosso psiquismo tem grande influência  sobre as defesas do nosso corpo! As más notícias, as desencontradas, as injúrias, as maledicências afetam realmente a nossa saúde física e mental!

Tente ficar livre dessas desgraças que as televisões nos apresentam! Se você gosta de televisão, escolha os canais, veja filmes, programas leves  de auditórios, programas infantis com seus filhos.

  Outra maneira de se divertir e ajudar o seu sistema imunológico é ler livros!  (Cuidado com os jornais, eles estão seguindo a linha das televisões). Leia livros infantis para as crianças, leia livros de poesias! Encha a sua mente de coisas boas, coisas leves! Se você gosta de ouvir jornal na televisão, escolha um canal  em que o repórter dê a notícia pura e não fale sobre a sua  opinião  ou a do canal.

    Para arrematar: fique em casa, mas não se torture; brinque, cante, divirta-se! Procure olhar de longe para o seu aparelho de TV e o olhe com sinal de desprezo por algum tempo! Os canais de TV vão sentir a força de sua atitude e vão passar a pensar melhor sobre o Brasil e o povo brasileiro! Bom repouso! Acredite: dias melhores virão!

 

Compartilhar: