Papai Noel

Papai Noel

Dezembro é o mais destacado mês do ano. Muda o espírito, o pensamento, a razão de viver. Não há nenhuma pessoa que consiga seguir o mesmo ritmo de vida durante o mês de dezembro!

Você sai pelas avenidas da cidade e as vê enfeitadas, vê o ritmo alucinante, o espírito de ânimo na face de cada pessoa! Deixando as avenidas e entrando nos shoppings verifica que estão abarrotados de pessoas de todas as idades.

Crianças que estão fazendo a sua estreia e idosos que talvez estejam fazendo sua despedida transitam por essas magníficas casas de comércio, que tanto cativam a população.

Podemos dizer que a cidade de Ribeirão Preto, em matéria de shoppings, é privilegiada! O Shopping Ribeirão Preto acaba de lançar a sua oitava reforma! Estive lá nesta semana! Ficou sensacional.

Não podemos deixar de falar sobre o Novo Shopping, o Iguatemi e o Santa Úrsula: são maravilhosos. São verdadeiros pontos de encontro da população!

Nós, que conhecemos Ribeirão Preto há mais de cinquenta anos, ficamos estupefatos a cada inauguração ou a cada reforma desses fabulosos empreendimentos.

Dentro do interminável rebuliço, uma coisa nos chama a atenção: a presença do bom velhinho Papai Noel. Papai Noel com seu trenó e seu saco de presentes ou seu saco de presentes carregado por um de seus representantes, está presente a cada espaço dos enormes estabelecimentos comerciais.

Ele e seus agregados tomaram conta da cidade. Por onde você andar vai encontrar vestígios do bom velhinho, se não o encontrar pessoalmente.

O comércio incita a presença do maior vendedor do mundo! O Natal virou "money", disse-me um dono de loja. Para o lojista o que interessa é o dinheiro! Sem Papai Noel não há dinheiro!

Bem que as religiões tentam desviar a atenção do povo para as igrejas e para o menino Jesus, mas a mídia resolveu colocar em primeiro lugar o velhinho no lugar daquele que haverá de chegar no próximo dia 25 de dezembro!

Acho que o único velho que tem fama e cartaz no nosso país é o Papai Noel. Papai Noel é um velho, melhor dizendo, um idoso privilegiado.

Ele deve ter uma aposentadoria de deputado ou de senador. Nunca o vi falando de economia ou de controle de despesas! Sempre o vi estimulando a gastança.

Nesse ponto me faz lembrar um ex-presidente que sempre estimulou a gastança e nunca a poupança. Acho que esse presidente deve ter a sua árvore genealógica ligada à do Papai Noel.

Papai Noel é esbanjador! Seu trenó deve ser maior do que o maior transatlântico do mundo! O seu saco de presentes não tem fundo, é fantástico! Suas renas não têm asas, mas a velocidade delas é maior do que a velocidade da luz.

Em apenas uma noite Papai Noel visita milhões e milhões de casas em todo o mundo! Já pensaram no preparo físico do velhinho? Você já desceu alguma vez pela chaminé da casa? Você já imaginou quantos milhares de vezes ele desceu e subiu pelas chaminés para deixar os seus presentes?

Claro que ele fez isso quando era mais moço! Há alguns anos ele abandonou as chaminés, porque as casas deixaram de tê-las e passou a deixar os presentes perto das árvores de Natal, entrando pelas janelas entreabertas!

Você já pensou quantas janelas ele tem de pular na noite de Natal? Que preparo físico ele tem até hoje! Acho que nem o ator Arnold Schwarzenegger teve tanto preparo físico assim!

E a sua fábrica de brinquedos e outros presentes! Parece que ela tem milhares e milhares de operários. Devem ser operários privilegiados que trabalham de graça, 24 horas por dia, não recebem 13º salário, não têm férias, e o trabalho deles nunca foi considerado trabalho escravo!

Com toda a certeza as suas fábricas não estão situadas no Brasil, porque se estivessem já haviam fechado as portas há muito tempo! Pelo jeito, lá também não deve existir sindicato de trabalhadores, horas extras, processos trabalhistas, indenizações por acidentes de trabalho, seguro desemprego!

Onde nasceu esse super-homem chamado Papai Noel que conseguiu tal milagre? Uns dizem que foi na Turquia, outros que foi na Rússia, outros dizem que foi no polo norte!

Pelo seu tirocínio, seu desenvolvimento e sua garra, acho que ele é natural da China, da Coreia do Sul ou do Japão! Tenho, entretanto minhas dúvidas: o velhinho tem cara de gringo!

Não importa o que acabamos de dizer, porque tudo o que dissemos é pura fantasia! O que importa é a alegria que o Papai Noel traz em seu saco miraculoso!

Ele sempre traz o maravilhoso e doce sorriso de todas as crianças do mundo! Você quer ter maior felicidade do que ver o sorriso aberto de uma criança? Isto o Papai Noel sabe fazer como ninguém!

Que viva o menino Deus no coração dos adultos! Que viva o Papai Noel no coração das crianças!

Compartilhar: