Pedra

Pedra

Pedra é uma palavra que deve ser considerada de duas maneiras. Uma delas é a  pedra sólida, concreta, dura; pedra que machuca quando nos atinge ou tropeçamos nela, pedra de construção, base de muitos alicerces e até pedra trabalhada usada na produção de artefatos, pedra moída na  fabricação de material de construção, de fertilizantes e outros fins. A pedra foi muito usada como arma pelos guerreiros antigos que as usavam como armas atirando-as em suas catapultas para atingir e vencer os inimigos. Será que foram eles que inventaram a chuva  de granizo, as chamadas chuvas de pedras?  Bela invenção a chuva de granizo! Será que foi dela que os bebedores de uísque  tiveram a ideia de inventar a pedra de gelo?  Pedra de gelo é a única que vira água? Por que dizem os biólogos que a melhor água é a que nasce das pedras? Por que a terra, que segundo os cientistas tem o seu centro formado por camadas de pedra, e apesar disso, voa no universo como um passarinho que nunca se cansa?

 

Por outro lado, a pedra sempre teve um simbolismo fantástico desde tempos imemoriais! Quem inventou a pedra?  Quem atirou a primeira pedra? Qual o verdadeiro sentido da pedra angular? Por que Cristo disse a Simão: ”Pedro tu és pedra”! Por que Cristo gostava de subir em um morro de pedras para pregar? Quem disse que água mole em pedra dura tanto bate até que fura!  Em que caminho estava a “pedra no caminho”? Por que dizemos que para sermos felizes devemos retirar as pedras do caminho? Quem disse que pedrada de baixinho somente atinge os joelhos e, de gigantes só atingem a cabeça? Sem pensar em baixinhos e gigantes, ambos queridos em nosso convívio e em nossas histórias infantis, frequentemente ouvimos dizer que um infortúnio foi uma pedrada na canela? Por que os historiadores deram ao começo da História o nome de Idade da Pedra? Por que dizemos que certas pessoas têm o coração de pedra? Por que as pinturas rústicas de nossos ancestrais gravadas nas pedras não desapareceram até hoje, depois de milhares e milhares de anos?

Por que a pedra ora é boa e sagrada, ora é  má e amaldiçoada?

Como somos frágeis se nos compararmos  com a  pedra, quer filosófica, religiosa, quer com a pedra bruta ou moída! Elas  ficarão para a eternidade, enquanto nós, insignificantes seres humanos desapareceremos e viraremos pó! Será que algum dia viraremos pedra boa ou pedra má?

Compartilhar: