Tudo acontece porque amanhã é feriado!

Tudo acontece porque amanhã é feriado!

 

       O feriado é o dia em que tudo acontece! O sol tende a aparecer mais cedo,  penetra pela fresta da janela entreaberta e vem coçar as nossas pálpebras sonolentas e preguiçosas.  As folhas cansadas e enrugadas das árvores despedem-se de seus pedúnculos e voam com o passar apressado do vento em direção ao riacho próximo, tal pássaros recém-adultos, nos seus primeiros voos  tentando vencer a força da gravidade, mas beijando o chão logo à frente. Não fizeram isso durante os outros dias mas,  feriado é dia de festa, dia de chegada e de partida, dia de confraternização entre tudo o que vive sobre a terra, quando tudo acontece.

       As folhas voam, os pássaros voam, os aviões voam, o pensamento dos poetas voa!  Para tudo há uma razão porque o feriado é um dia especial! A manhã é mais barulhenta porque as crianças que saem caladas e tristes para a  escola durante a semana, no feriado saem para a rua para  fazer algazarra! Os cachorros de estimação as acompanham, as bolas começam a  bater nas bicicletas e  nos carros, as pipas se enroscam nos fios, os carros  buzinam contra os motociclistas e gestos não muito amigáveis são vistos com grande frequência!

       Porque é feriado, não se veem professoras afobadas e atrasadas para chegarem em suas escolas com suas maletas carregadas de papéis e a cabeça repleta de preocupações.  Porque é feriado, os casais podem sair de mãos dadas pelas calçadas sem a preocupação de ficarem olhando para os relógios, gesto  obrigatório de todos os dias que os impingem a uma escravidão branca dos  outros dias normais da semana.  Escravidão que o ego tenta não aceitar, mas o  inconsciente sabe que  existe e é necessário tolerá-la, apesar de suas cefaléias, suas descargas intestinais, suas descargas nervosas contra os filhos e demais familiares, cuja identificação é feita por um nome  simpático: estresse!

      Porque  é feriado, centenas e centenas de jovens se casam, tentando mostrar para a sociedade que estão se unindo por direito, sabendo que a verdadeira união já se deu muito tempo antes e que provavelmente depois do casamento deverá durar pouco!  Porque  é feriado e porque há casamentos, os altares das igrejas estão super-enfeitados  e há daminhas  excessivamente vestidas levando as alianças e se embevecendo com a ilusão de que um dia  chegarão lá!  Porque  é feriado, os supermercados estão abarrotados de pessoas puxando carrinhos cheios de produtos necessários e desnecessários  que tentam cuidar dos estômagos e das mentes carentes por uma vida melhor!

     Porque  é feriado o mecânico não vai  abrir a oficina, o marceneiro não vai  terminar    a sua tarefa   e o dono do boteco vai esperar com ansiedade a  freguesia  que o acompanha há anos!

Porque  é feriado a chuva virá mais cedo, o buraco da rua será aumentado e o velho fusca deverá  cair no ribeirão do meio!

      Porque  é feriado, a lua aparecerá antes que o sol se vá, a sogra chegará de viagem, a filha de quinze anos brigará  para passar a noite fora com o namorado!

     Porque  é feriado o escritor terá  mais tempo de escrever mais um capítulo do seu romance, o poeta, mais tempo de conversar com a lua e o pai de família, mais tempo de sufocar  com cerveja e futebol,  a mágoa que o filho que fuma maconha lhe traz  em todos os fins de semana e, também nos feriados!

     Porque  é feriado, tudo chegará em abundância:  ilusão, desilusão, alegria e tristeza, grandes negócios, péssimos negócios, grandes casamentos, grandes divórcios, grandes nascimentos, grandes mortes! Tudo isso acontecerá porque amanhã será feriado!

 

Nelson Jacintho é médico e escritor. É presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras.

Compartilhar: