Por que os cães ladram menos em fevereiro?

Por que os cães ladram menos em fevereiro?

 

   O ditado: “ o cão é o melhor amigo do homem” é conhecido no mundo inteiro!

Desde tempos imemoriais o cão é o acompanhante inseparável do  homem. Já ouvi falar que esse cargo deveria pertencer às mulheres, mas vamos lá, deixemos para elogiar as mulheres em outra ocasião! Elas merecem!

   Há uma teoria que diz que o cão, não surgiu cão, diz que ele é descendente do lobo cinzento do continente asiático há cerca de cem mil anos. Talvez tenha surgido do cruzamento desses lobos com  chacais! Aos poucos ele foi aproximando-se do homem até ser definitivamente domesticado. Adaptou-se ao homem como nenhum outro animal!

   Calcula-se que a domesticação do cão iniciou-se há 30 mil anos!

   Na Grécia  antiga acreditava-se que os cães estavam associados aos deuses gregos e tinham o poder de curar feridas. Por isso deixavam que eles lhes lambessem as feridas.  Outros  o tratavam como se ele fosse outro tipo de  deus, o deus Anubis, ligado à morte.

  Em Roma, no tempo do Império Romano, tornaram-se importantes nas diversões das autoridades romanas ao matarem e devorarem, no Coliseu, os chamados inimigos de Roma! Os cães ficavam isolados e sem tratamento alimentar durante alguns dias e no dia da “festa” eram soltos na arena para matarem a fome com a carne dos tais “inimigos”! Passado o episódio eram tratados com todo luxo e atenção até o próximo “evento”!

  Com a evolução da Grécia, do Egito, de Roma e de tantos outros países e povos, o cão também evoluiu! Hoje,  já não lambe feridas, nem precisa ser o mensageiro da morte! Não precisa ficar muitos dias sem comer, para matar a fome atacando e matando pessoas inocentes! A vida deles mudou radicalmente! Hoje, ele não é deus de ninguém e  é amigo de todos os homens!  Com exceção dos chamados cães de rua, vivem confortavelmente no campo e na cidade com muito carinho dedicado por seus donos!  Muitos deles, como os cães das madames, chegam a dormir na cama de suas donas usufruindo de uma mordomia que grande quantidade de crianças não têm!  Têm tanto prestígio que chegam a ter uniformes, pulseiras, bonés, sapatilhas, colares e tantos outros adornos que causam inveja a muitas pessoas.  Não são considerados deuses, mas são idolatrados como se fossem!  São tão importantes na vida de algumas pessoas, que fazem delas verdadeiras escravas. Eles estabelecem o horário delas e deles, dormirem, de levantarem, de sair de manhã para passear pela rua, andar por onde quiserem, cheirarem o que quiserem cheirar e latirem para quem quiserem latir! Desconfio que estão tratando seus donos como verdadeiros súditos!  O domínio de certos cães é total sobre certas pessoas. Já ouvi falar que algumas mulheres preferem passear com seus cães do que com seus maridos!

  Não fique nervoso, você que tem uma mulher que adora  o  cãozinho dela! Ele a ajuda nas horas da solidão quando você viaja a trabalho ou chega mais tarde em casa! Eles são úteis!

Além disso,  há os cães prestimosos e menos egoístas! Com frequência  os vemos conduzindo cegos, salvando crianças e outras pessoas, descobrindo drogas, localizando pessoas sequestradas, trabalhando como  guardas,  ficando  de plantão durante a noite na guarda de casas e objetos de seus donos!   Esses cães tornaram-se tão famosos que neste último fim de ano que  Papai Noel começou a pensar em trocar as suas renas por cães, após ter uma delas roubada! Disseram-me que após observar os cães dos pólos puxando trenós, pensou em fazer a troca!

   Ah! Você deve estar querendo saber por que o cão ladra menos em fevereiro, não é mesmo?

   Eu quis  saber e passei a consultar muitos cinófilos! Cada um me dava uma resposta que não me convencia. Fiquei com a resposta do último! Vou passá-la para vocês:  disse-me  que não somente os cães ladram menos no mês de fevereiro, assim como  os vizinhos dos apartamentos reclamam menos porque o mês de fevereiro é menor que os outros, apenas isso! 

  

 

 

Compartilhar: